A Prefeitura de Sorocaba participou esta semana em Curitiba (PR) da primeira edição brasileira do Smart City Expo World Congress, maior evento do mundo sobre Cidades Inteligentes. O prefeito José Crespo foi representado pela coordenadora do Projeto de Smart Cities da Prefeitura de Sorocaba, Mirian Zacareli, da Secretaria de Planejamento e Projetos (Seplan), pasta responsável pelo planejamento urbanístico e gestão e integração do sistema de informação, entre outras atribuições.
O Smart City Expo é uma oportunidade para que os municípios possam trocar experiências sobre mobilidade, sustentabilidade energética, infraestrutura urbana, conectividade, e, principalmente inovação tecnológica. Com palestras de grandes nomes que conseguiram transformar cidades inteiras ao redor do mundo no conceito de Cidades Inteligentes, o evento serviu para debater questões importantes para a inovação das cidades, como a inclusão social, economia sustentável, gestão inteligente de recursos, dentre outros assuntos.
Para Mirian Zacareli, “enxergamos no conceito de Cidades Inteligentes a aplicação de políticas públicas que estejam voltadas ao bem-estar da população, e isso o prefeito José Crespo vem trabalhando para que nós possamos aliar o desenvolvimento da cidade com a incorporação de novas tecnologias”, pontuou.
“O que pudemos extrair desse evento – vendo tudo o que foi apresentado aos participantes do Brasil e do exterior – foi que Sorocaba tem uma infraestrutura tecnológica com infovia, data center, sistemas e informações, serviços de Tecnologia de Informação (TI), além da governança de TI, que dão o alicerce necessário para prover o relacionamento da sociedade e com os serviços oferecidos pelo município, o que confirma que estamos aptos a atender os indicadores do conceito Cidades Inteligentes”, explicou.
O conceito ‘Cidade Inteligente’ é uma plataforma composta por seis dimensões principais: Economia, Mobilidade, Meio Ambiente, Pessoas, Qualidade de Vida e Governança, cujas metas são aumentar a eficiência das operações da cidade, aumentar a qualidade de vida dos cidadãos e o fomentar o crescimento da economia local.
Já o Prefeito Crespo disse que “Sorocaba saiu na frente nesse conceito de Cidades Inteligentes ao idealizar e colocar em prática propostas de inovação na área tecnológica. Prova disso, é o que vem sendo feito no Parque Tecnológico, onde temos uma incubadora de startups capaz de gerar tendências tecnológicas e mudar o mercado mundial”, explicou ele em referência as novas empresas que estão sendo criadas e capacitadas pelo Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS).
Crespo também lembrou que um dos sucessos nesse trabalho foi registrado esta semana quando na realização do Startup Night, evento realizado no PTS com a presença de mais de 1.200 pessoas interessadas na inovação tecnológica. “Isso mostra que estamos no caminho certo fomentando as novas vertentes da tecnologia. Isso cria um ambiente de respeito dentro do mercado e faz da nossa cidade um espaço altamente competitivo, sem perder nada para os grandes centros do mundo”, disse.
O Startup Night teve como foco principal a palestra da jurada do game show Shark Tank, Camila Farani – presidente de um dos maiores grupos de investimento em empresas startups do Brasil, o Gávea Angels.