Sorocaba participa de reunião da Rede de Cidades de Aprendizagem da Unesco
Por: Secom
Única brasileira entre doze cidades no mundo que já receberam o título de Cidade de Aprendizagem, Sorocaba participou, nos dias 15 e 16 de novembro, do Primeiro Encontro Global de Cidades de Aprendizagem, organizado pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), em Hangzhou, na China. Mais de 150 prefeitos, vice-prefeitos e especialistas da área da educação, entre outros representantes de localidades ao redor do mundo, participaram do encontro.
A cidade foi representada pela diretora de Área da Secretaria da Educação (Sedu), Jéssica Pedrosa, que levou para o evento os trabalhos desenvolvidos por sua pasta e pelas Secretarias da Cultura (Secult) e Desenvolvimento Social e que visam melhorar a qualidade de vida da população, por meio da aprendizagem ao longo da vida. A participação aconteceu no eixo “Distribuição uniforme de recursos de aprendizagem entre as zonas urbanas e rurais”. Sorocaba esteve na China a convite da prefeitura de Hangzhou e da Unesco Global Network of Learning Cities (GNLC) que pagaram todos os custos da viagem.
Durante o encontro, as cidades compartilharam e mostraram as iniciativas destinadas a proporcionar melhor qualidade de vida aos seus cidadãos, por meio de discussões realizadas em torno dos quatro eixos propostos pelo encontro: Distribuição uniforme de recursos de aprendizagem entre as zonas urbanas e rurais, Acompanhamento do progresso de desenvolvimento de cidades de aprendizagem, Melhor utilização das TIC para o desenvolvimento das cidades de aprendizagem, e Desenvolvimento de um quadro legal para a cidade de aprendizagem.
Segundo o diretor da Institute for Lifelong Learning (UIL) Arne Carlsen, a Unesco Global Network of Learning Cities deseja reunir as cidades para que compartilhem experiências e desafios, ponderando caminhos inovadores que ajudem a enfrentar e a buscar soluções para as questões do desenvolvimento urbano sustentável e inclusivo.
O encontro na China resultou na Declaração da Hangzhou dos Membros da Rede Global de Cidades de Aprendizagem da Unesco. Todos os países representados foram convidados a participar da III Conferência Internacional sobre Cidades de Aprendizagem, que acontecerá em Cork, na Irlanda, de 18 a 20 de setembro de 2017.
