Sorocaba participa da Jornada sobre Cidades e Mudanças Climáticas
Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br
A convite do ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade e do Projeto Urban LEDS, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), participará a partir desta terça-feira (dia 23) da II Jornada sobre Cidades e Mudanças Climáticas, em Fortaleza (CE). Trata-se do primeiro evento nacional sobre o tema depois da realização da 21ª Conferência do Clima (COP 21), ocorrida em dezembro do ano passado, em Paris.
O evento visa, a partir das decisões geradas pelo acordo internacional em Paris, aprofundar as discussões sobre o papel das cidades no enfrentamento às mudanças climáticas no Brasil, boas práticas, iniciativas e ferramentas regionais disponíveis para as cidades brasileiras e o caminho a ser trilhado para que as variáveis climáticas sejam incorporadas ao desenvolvimento urbano.
A II Jornada sobre Cidades e Mudanças Climáticas contará com a participação de representantes de municípios, Estados, Governo Federal e de cidades de outros países da América do Sul. Também estão previstos representantes de instituições ligadas ao tema. Entre os assuntos que serão tratados estão o Panorama Pós COP 21 no Brasil, o Financiamento Climático para Cidades e a Integração de Políticas entre Níveis de Governo.
Durante o evento acontecerá também o encerramento do Projeto Urban LEDS, programa financiado pela União Europeia e desenvolvido pelo ICLEI e ONU Habitat em 37 cidades do Brasil, Índia, Indonésia e África do Sul para demonstrar estratégias de desenvolvimento urbano inclusivo de baixa emissão de carbono em condições de crescimento e transição acelerados. Sorocaba foi um dos oito municípios brasileiros escolhidos para participar do projeto. Fortaleza (CE), Recife (PE), como cidades modelos, e Sorocaba, Belo Horizonte (MG), Betim (MG), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS) e Rio de Janeiro (RJ), como cidades satélites.
O que está sendo feito em Sorocaba
Entre as ações municipais que já foram realizadas desde o início do Projeto Urban LEDS está a elaboração do Inventário de Carbono e da Política Municipal sobre Mudança do Clima, com o apoio dos atores de diversos setores, e que já foi encaminhada à Câmara de Sorocaba para ser instituída na forma de lei.
Neste momento, a Secretaria do Meio Ambiente está desenvolvendo seu Plano de Ação de Desenvolvimento Urbano de Baixo Carbono. Na semana passada, o Comitê de Trabalho Local realizou um encontro para conhecer o cenário futuro de emissões da cidade com base na situação atual e que servirá de referência para a definição de metas. Para definir estas metas está em estudo o potencial de redução de emissão das ações propostas, a partir de discussões prévias do grupo, viabilizado pelo Projeto Urban LEDS.
Com essas iniciativas Sorocaba dá continuidade aos compromissos firmados junto ao Compacto de Prefeitos, que é uma plataforma global na qual as cidades podem registrar publicamente seus compromissos climáticos, usando um padrão comum para medição e relatório de emissões e riscos. A iniciativa foi lançada em 2014 pelas redes globais de cidades C40, ICLEI e CGLU na Cúpula Climática da ONU, em parceria com o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, seu Enviado Especial para as Cidades e Mudanças Climáticas, Michael Bloomberg, e com a ONU-Habitat.
Tags:meioambiente, Urban Leds
