Sorocaba participa da Conferência do Clima da ONU
Por: claudio rostellato – crostellato@sorocaba.sp.gov.br
Sorocaba marcou presença na finalização do Projeto Urban LEDS com a participação na 21ª Conferência das Partes (COP21) da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima. Realizada em Paris entre 30 de novembro a 11 de dezembro, o evento foi a oportunidade de a cidade fazer parte do diálogo internacional mais importante para se firmarem os compromissos mundiais de enfrentamento das mudanças climáticas.
Os principais pontos que viabilizaram a participação de Sorocaba no evento foram o vínculo no Projeto Urban LEDs e a seleção de projeto enviado ao Programa de Ações Transformadoras, articulado pelo ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade, maior rede de cidades do planeta, da qual Sorocaba faz parte. O município foi representado pela assessora para Assuntos Internacionais da Prefeitura, Giovanna Sanches, que apresentou o projeto local selecionado para o Pavilhão das Cidades e Regiões – TAP 2015.
Isso possibilitou a abertura de conversações com possíveis investidores internacionais, ganhando espaço no evento do Projeto Urban LEDS sobre as Estratégias de Desenvolvimento de Baixo Carbono e Cooperação Norte-Sul, para apresentar as devolutivas e perspectivas futuras de Sorocaba, promovendo a cidade como uma das protagonistas no cenário internacional nesse campo. “Essas estratégias são resultados de um trabalho técnico de alta qualidade, junto à parceiros como o ICLEI. Graças a isso conseguimos ganhar o papel de cidade exemplo, não somente no cenário nacional, mas também na arena internacional”, destacou o secretário de Meio Ambiente, Clebson Ribeiro.
A participação de Sorocaba foi viabilizada por meio do ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade, com o custeio das passagens e estadia. O Programa de Ações Transformadoras (TAP) é resultado de um esforço inclusivo e cooperativo das redes de governos locais e subnacionais, para acelerar a implementação das ações climáticas dos governos locais e subnacionais.
Os governos locais foram encorajados a submeter ao TAP os projetos com interesse em implementar, mas com a necessidade de parceiros e investimentos para viabilização. O projeto submetido por Sorocaba envolvia três frentes, incluindo a expansão do projeto Integrabike (sistema público de empréstimo de bicicletas), a substituição gradual dos pontos de iluminação pública por tecnologia com maior eficiência energética e a arborização urbana e reflorestamento visando melhoria do conforto térmico, implantação de corredor de biodiversidade e conservação de recursos hídricos.
Sobre o Projeto Urban LEDS
Criado pela ONU-Habitat e a Comissão Europeia, e com o ICLEI como principal implementador, o Projeto Urban LEDS promove estratégias de desenvolvimento urbano de Baixo Carbono em Países Emergentes, com o objetivo de implementar ações que ajudem a diminuir a produção de gases causadores do efeito estufa em áreas urbanas do município. Além de Sorocaba, integram a iniciativa no Brasil as cidades Fortaleza (CE) e Recife (PE), como cidades modelo, Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ), Curitiba (PR) e Betim (MG), como cidades satélite.
Para a viabilização do projeto em Sorocaba, foi instituído o Comitê Gestor do Projeto Urban LEDS, composto por secretários municipais, o Grupo de Trabalho formado pela equipe técnica das secretarias municipais afins, o Comitê Municipal sobre Mudanças Climáticas, que conta com representantes de outras entidades e da sociedade civil, e a participação do Conselho de Desenvolvimento do Meio Ambiente (Comdema).
Sara Regina de Amorim, diretora da Área de Gestão Ambiental e Zoobotânica, aponta que a participação no projeto viabilizou a capacitação da equipe e a oportunidade de contato com especialistas no assunto e cidades com o mesmo objetivo. “Sem dúvida isso facilitará o acesso à informações importantes e a identificação de alternativas para o desenvolvimento urbano de baixo carbono“, disse ela.
Entre os avanços para o município durante o projeto, estão o lançamento de seu Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), a elaboração da minuta da Política Municipal sobre Mudanças Climáticas, a definição dos eixos prioritários de ação visando a redução das emissões de GEE pelo município, a aquisição de luminárias LEDs que serão implantadas na Praça da Biodiversidade e entorno, o compromisso firmado com o Compacto de Prefeitos e a elaboração de seu plano de ação com a definição de indicadores para monitoramento, que está em fase de finalização.
Para o secretário de Meio Ambiente, a participação de Sorocaba no projeto Urban LEDs foi muito positiva, principalmente, pelo fato de ter ajudado a Prefeitura a inserir a agenda de Mudanças Climáticas em suas ações. “Foi fundamental para conseguirmos envolver a cidade em seus mais variados segmentos nesse importante desafio, que é o enfrentamento das mudanças climáticas”, concluiu.
Tags:Conferência do Clima, Meio Ambiente, Urban Leds

