Sorocaba participa da 10ª Primavera dos Museus

Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), realiza na próxima semana, de 20 a 23 de setembro, a sua programação gratuita da 10ª Primavera dos Museus. O público poderá conferir sessões de cinema no Museu da Estrada de Ferro Sorocabana (Mefs) e, ainda, participar de um workshop na área de mediação cultural no Museu Histórico Sorocabano (MHS).

Iniciativa do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), o evento tem como tema “Museus, Memória e Economia da Cultura”, destacando o importante papel social desempenhado pelos museus na promoção de trocas simbólicas, culturais, de saberes e de experiências, assim como sua contribuição para a dinamização da cadeia produtiva da cultura, de modo sustentável.

Para isso, o Ibram convida museus de todo o Brasil a desenvolver uma programação especial em torno do tema, chamando a comunidade a refletir, discutir e trocar experiências sobre ele.

Exibição de filme

Uma das atrações da 10ª Primavera dos Museus em Sorocaba será a exibição do filme “Que horas ela volta?” (2015), da diretora Anna Muylaert, no Museu da Estrada de Ferro Sorocabana (Mefs). As sessões de cinema fazem parte da programação do Pontos MIS em Sorocaba e ocorrem nos dias 20 e 21, às 15h, e no dia 22, às 19h. A classificação etária é de 12 anos.

O drama conta a história de Val, que depois de deixar a filha no interior de Pernambuco e passar 13 anos como babá do menino Fabinho, em São Paulo, tem estabilidade financeira, mas convive com a culpa por não ter criado sua filha, Jéssica.

Às vésperas do vestibular do menino, no entanto, ela recebe um telefonema da filha que parece ser sua segunda chance. Jéssica quer apoio para vir a São Paulo prestar vestibular.

Com alegria e ao mesmo tempo apreensão, Val prepara a tão sonhada vinda da filha, apoiada por seus patrões. Mas quando Jéssica chega, a convivência é difícil. Ela não age dentro do protocolo esperado para ela, o que gera tensão dentro da casa. Todos serão atingidos pela autenticidade de sua personalidade. No meio deles, dividida entre a sala e a cozinha, Val terá que achar um novo modo de vida.

Workshop

Já no dia 23, às 14h, a artista Aline Janice vai ministrar o workshop “Recursos na mediação para público com deficiência visual”, no MHS, tratando sobre as questões contemporâneas no âmbito educacional e artístico do museu e da questão que envolve a acessibilidade, além do cumprimento legal e jurídico.

Por meio de uma pesquisa de campo e a experiência como artista, Aline Janice procura investigar práticas de mediação para proporcionar, além do acesso, a qualidade de uma visita em um espaço expositivo e também fontes para a arte-educação. Aline Janice é estudante de licenciatura de Artes e é estagiária do Núcleo de Formação Cultural da Secretaria da Cultura de Sorocaba.

De acordo com a Secult, a atividade tem como públicos-alvo pessoas com deficiência visual, mediadores, arte-educadores, artistas, educadores ou demais interessados. As inscrições podem ser feitas a partir de sexta-feira (dia 16), das 9h às 16h, pelo telefone (15) 3227.2825. São oferecidas 15 vagas, que serão preenchidas por ordem de inscrição.

Serviço:

 

MUSEU DA ESTRADA DE FERRO SOROCABANA

Endereço: Rua Dr. Álvaro Soares, 553 – Jardim Maylasky – Centro

E-mail: mefs@sorocaba.sp.gov.br

Telefone: (15) 3231.1026

MUSEU HISTÓRICO SOROCABANO

Endereço: Rua Teodoro Kaisel, s/nº, na Vila Hortência – instalado na área do Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”

E-mail: mhs@sorocaba.sp.gov.br

Telefone: (15) 3227.2825

Tags:,