Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/sorocaba-integra-grupo-nacional-de-gestores-de-relacoes-internacionais/
Acessado em: 01/12/2025 - 04h28

Sorocaba integra grupo nacional de gestores de relações internacionais

Atuação é parte da estratégia de projeção internacional da cidade

Sorocaba passou a fazer parte, desde fevereiro, do Fórum Nacional de Secretários e Gestores Municipais de Relações Internacionais (Fonari), uma associação civil sem fins lucrativos, cujas ações se concentram na promoção do desenvolvimento local, da solidariedade internacional, da integração latino-americana e do fortalecimento da cooperação entre países em desenvolvimento.

O Fonari é constituído por secretários, assessores e coordenadores de Relações Internacionais de aproximadamente cinquenta entes federados (municípios em sua maioria, mas também estados) do Brasil. O grupo ainda tem como objetivos estabelecer convênios com entidades públicas ou privadas nacionais e internacionais, com instituições de ensino, pesquisa e outras congêneres; trabalhar junto aos Poderes Legislativo e Executivo Municipais, bem como com os Governos Federal, Estaduais e Municipais, na adoção de medidas que concorram para o desenvolvimento das atividades internacionais como política pública.

A atuação de Sorocaba neste Fórum é parte da estratégia de projeção internacional da cidade, motivo pelo qual marcou presença também, de 7 a 9 de abril em Brasília, do 3º Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável (EMDS), iniciativa dedicada a promover ideias e exemplos de desenvolvimento urbano sustentável, bem como discutir temas com a participação de cidades em redes, e receber as candidaturas para coordenação do Fonari no próximo biênio.

A organização do EMDS coube à Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e ao Sebrae. E nesta edição os eixos temáticos enfocaram políticas públicas para o desenvolvimento sustentável, gestão das águas, mobilidade urbana, qualidade e financiamento das políticas públicas e participação social. 

Gestores de relações internacionais de quinze municípios membros do Fonari – como São Paulo, Osasco, Goiânia, Porto Alegre e Rio de Janeiro –  estiveram presentes, além de representantes da Prefeitura de Montevidéu (Uruguai) e de Rosario (Argentina), que ressaltaram a importância do Fonari e de iniciativas para a construção de uma voz sulamericana na interlocução com o resto do mundo.

Representantes da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República marcaram presença no EMDS, oportunidade em que expuseram o interesse em promover uma melhor interface entre a Federação e os gestores locais no âmbito internacional. Nesse sentido foi proposta a oficina “Diálogos sobre a agenda pós-2015”, que organizará reuniões entre os gestores internacionais para que os mesmos possam alinhar e compor um posicionamento brasileiro que inclua a perspectiva de participação de governos locais em conferências internacionais.

Sorocaba esteve representada por Giovanna Sanches, da assessoria de Assuntos Internacionais da Prefeitura.