Sorocaba inicia curso de especialização em apoio ao SUS

Por: Evenize Batista - ecbsilva@sorocaba.sp.gov.br

A rede municipal de saúde de Sorocaba participa a partir da próxima semana do programa de Apoio ao Sistema Único de Saúde (SUS), viabilizado em uma parceria entre Ministério da Saúde, Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa e Secretaria Municipal da Saúde. Com abertura oficial no dia 28 de março, no anfiteatro da Faculdade de Medicina de Sorocaba (PUC-SP), às 9h, serão iniciadas as aulas do curso de Especialização em Preceptoria no SUS. Em nível local, o curso terá a participação de vinte servidores municipais da Secretaria da Saúde.

A primeira etapa do programa foi cumprida em São Paulo com a formação de uma facilitadora que atuará no curso em Sorocaba. Esta facilitadora é uma médica da rede municipal de saúde que conduzirá o curso na cidade até novembro seguindo metodologia, conteúdo programático e plano de ensino do programa de Apoio ao SUS. O critério de seleção dos servidores que participarão da formação foi relacionado aos programas de residência na rede municipal. O curso terá encontros mensais de três dias, somando 24 horas por mês, e atividades de educação à distância.

Os cursos de especialização compõem um conjunto de iniciativas educacionais dos Projetos de Apoio ao SUS aprovados para o triênio 2015-2017 para execução do Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa. Foram construídos em parceria do Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Secretários de Saúde, Conselho Nacional de Secretários Municipais da Saúde e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), de acordo com as diretrizes do Programa de Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi-SUS).

A proposta é de uma formação articulada com o mundo do trabalho, rompendo a separação existente entre teoria e prática e estimulando os profissionais a desenvolver um olhar crítico-reflexivo que possibilite a transformação do processo de trabalho em saúde, tendo em vista a resolubilidade e a qualidade dos serviços prestados à comunidade. Segundo material de divulgação do programa, Sorocaba foi contemplada nesta oferta, por meio da Secretaria da Saúde, por ter se destacado no cenário nacional como município formador no e para o SUS por meio do desenvolvimento do programa de Residência em Saúde na rede municipal como instituição formadora e executora.

Tags:, ,