Equipamento ocupa o espaço de dois carros estacionados e terá bancos, mesa, floreiras, guarda-sol, aparelhos de ginástica e até bicicletário
Sorocaba terá ainda nesta semana o seu primeiro Parklet – uma espécie de “mini-praça” instalada sobre o asfalto de uma rua, formando uma extensão da calçada. Iniciativa da Prefeitura de Sorocaba, o espaço tem por objetivo estimular a convivência social da população, ocupando espaços públicos que normalmente seriam utilizados para o estacionamento de veículos. O projeto piloto está sendo instalado temporariamente na Avenida Domingos Júlio, em frente ao Parque “Carlos Alberto de Souza”, no Campolim.
Desenvolvida pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema), em parceria com a Secretaria de Serviços Públicos (Serp) e a Urbes – Trânsito e Transportes, a ideia é futuramente ampliar este projeto e instalar outras unidades em pontos estratégicos de Sorocaba, promovendo a reflexão das pessoas sobre a necessidade de ampliar as calçadas da cidade e torná-las mais atraentes para a convivência, oferecendo mais qualidade de vida à população sorocabana.
“O governo municipal quer lançar este conceito e quer também que os sorocabanos ocupem os espaços públicos da cidade, sejam os parques abertos e fechados, as praças e, agora também, as calçadas com os Parklets”, comenta o secretário de Meio Ambiente, Clebson Ribeiro. “A ideia é sentir qual será o comportamento das pessoas diante deste novo espaço. Particularmente acredito que aos poucos as pessoas vão utilizá-los, pois mudanças de hábito requerem tempo”, enfatiza.
Entre as cidades que já adotaram esta ideia, destaca-se o projeto de São Francisco, nos Estados Unidos, que implantou mais de 50 unidades em 2011. No Brasil, São Paulo foi o primeiro município a instalar este equipamento móvel, em 2013, por meio da ONG Instituto Mobilidade Verde e, desde 2014, já há uma legislação municipal que prevê que esta seja uma iniciativa tanto do poder público como de qualquer munícipe, seja pessoa física ou jurídica.
Em Sorocaba, o Parklet ocupará um espaço de duas vagas de um carro (2,20 metros x 10 metros) e terá bancos, mesa, floreiras, guarda-sol, aparelhos de ginástica e até bicicletário. Entre as vantagens de implantar este espaço está o baixo custo de instalação e manutenção, além da criação de espaços de convivência para a população. O projeto sorocabano é de autoria das arquitetas Solange Maciel, da Secretaria do Meio Ambiente, e da Teresa Debrassi e Patrícia Sanches, da Universidade Paulista (Unip).
De acordo com as autoras do projeto, em geral, os Parklets são destinados a locais carentes de espaços públicos ou que demandam mais áreas de convívio e lazer. Em Sorocaba, o equipamento está sendo instalado de forma temporária no Campolim, como uma forma provocativa e reflexiva sobre a necessidade de ampliar os passeios públicos, humanizando cada vez mais a cidade de Sorocaba.
Conforme Clebson Ribeiro, a ideia será futuramente replicar esta ideia em outros espaços públicos estratégicos como, por exemplo, na Rua Teodoro Kaisel, em frente ao Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”.