Sorocaba ganhou o plantio de mais de 700 mudas com o Espaço-Árvore

Por: Mariana Campos

Uma das iniciativas da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema) para promover a arborização urbana de Sorocaba é o Espaço-Árvore. Desde o início da sua implantação, em setembro de 2018, 713 mudas foram plantadas em calçadas de 79 prédios públicos da cidade.

O objetivo da Secretaria do Meio Ambiente é promover a arborização de qualidade em Sorocaba, melhorando o ambiente urbano. Um detalhe importante dessa ação é que esse plantio em calçadas garante um espaço permeável, exclusivo e permanente para o exemplar arbóreo, evitando assim o seu corte por algum tipo de conflito com demais equipamentos, como postes, tubulações ou mesmo uma entrada de garagem, que, muitas vezes, chegam depois das árvores.

A iniciativa está alinhada ao Plano Municipal de Arborização Urbana (Lei n° 10.521/2013), à Lei Municipal n° 11.815/2018, que institui o Espaço-Árvore, e à Política Municipal sobre Mudanças Climáticas (Lei nº 14.447/2016), além de ser estimulada pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, por meio do Programa Município VerdeAzul.

Para esse trabalho, a equipe da Sema inicialmente realiza uma vistoria, caracterizando a natureza da calçada. Sendo viável o plantio no local, é feito o corte do concreto da calçada por uma equipe especializada da Coopereso (Cooperativa de Egressos e Familiares de Egressos de Sorocaba e Região), preparando assim o Espaço-Árvore. Por último, é feito o plantio de mudas pela Seção de Arborização, Manejo e Recuperação Ambiental.

De acordo com a Sema, são mais de 400 prédios públicos municipais, entre escolas, creches, UBSs (Unidades Básicas de Saúde), centros esportivos, que vem sendo vistoriados para receber o Espaço-Árvore. Entre as unidades que ganharam o plantio estão a sede da Sema, Território Jovem Ipiranga, Casa do Cidadão da Nogueira Padilha, UBS Jardim Rodrigo, Uniten Éden, E.M. “Profª Inês Rodrigues Cezarotti” e a E.M. “Edemir Asntonio Digiampetri”. A Policlínica Municipal, por exemplo, ganhou 20 Espaço-Árvore.

A presença da arborização urbana tem comprovada eficiência para a estabilidade microclimática, redução da insolação direta e redução da velocidade dos ventos, além da melhoria das condições para a biodiversidade, redução de ruído, entre outros, desempenhando assim um importante papel na melhoria da condição ambiental das cidades e, consequentemente, a melhoria na qualidade de vida de seus habitantes.

Para receber uma muda, a calçada deve ter uma faixa de serviço com largura mínima de 0,70m e uma faixa de passeio, destinado exclusivamente à circulação de pedestres, com no mínimo 1,20 m de largura, de acordo com a norma ABNT NBR 9050. Os espaços que possuem essas características, além da faixa de serviço livre de postes e encanamentos estão aptos ao plantio. Mais informações sobre o Espaço-Árvore pode ser conferido no site da Sema: http://meioambiente.sorocaba.sp.gov.br/gestaoambiental/espaco-arvore/.

 

 

 

Tags: