Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/sorocaba-ganhara-feira-de-organicos-no-campolim/
Acessado em: 30/11/2025 - 06h03

Sorocaba ganhará feira de orgânicos no Campolim

Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br

Foto: Emerson Ferraz - eferraz@sorocaba.sp.gov.br

Lançamento será no dia 22 de outubro, das 8h às 12h

Os munícipes adeptos do consumo de alimentos mais saudáveis ganharão mais um espaço para adquirir frutas, verduras e legumes orgânicos na cidade. No dia 22 de outubro, a Prefeitura de Sorocaba, em parceria com o Sindicato Rural de Sorocaba e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), dará início à Feira do Produtor Rural no Parque “Carlos Alberto de Souza”, no Campolim. O evento ao ar livre será realizado durante o ano todo nesse local, sempre aos sábados, das 8h às 12h.

Promovida pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema), o objetivo da Feira do Produtor Rural é popularizar o acesso a produtos de origem orgânica e da agricultura familiar, ter um caráter educativo para seus participantes e consumidores, oportunizar ao pequeno produtor rural comercializar produtos de forma direta ao consumidor, visando à melhoria na relação oferta e demanda de produtos.

No local, o público poderá adquirir produtos variados, como morango, banana, alface, couve, beterraba, cenoura, berinjela, brócolis, couve-flor, entre outros. Tudo fresco, já que é colhido um dia antes pelos feirantes. Até este momento, devem participar 11 produtores de Araçoiaba da Serra, Piedade, Iperó e Ibiúna.

Durante a feira, todos os produtores vão utilizar boné, crachá, camiseta e avental, com a devida identificação. Além disso, os estandes terão formato padrão, com banner de identificação da propriedade e “saia” frontal com logomarca do programa, mesa de apoio e placas de identificação de preços dos alimentos.

Capacitação

Para a realização da iniciativa, desde abril deste ano a Prefeitura de Sorocaba, em parceria com o Sindicato Rural de Sorocaba, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural e a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo, estão capacitando gratuitamente 21 produtores rurais de agricultura familiar, orgânicos ou em transição agroecológica de Sorocaba e região.

Com uma carga de 272 horas, o curso é dividido em sete módulos, com aulas teóricas e práticas sobre: Normas e Procedimentos, Produtos para comercialização, Construção de estande de bambu, Comercialização, Gestão de negócio, Feira do Produtor Rural e Consolidação do Programa. O treinamento termina em novembro.

Nas aulas, os participantes estão aprendendo a comercializar seus produtos diretamente ao consumidor, promovendo uma relação de confiança e respeito. “Eles conhecem muito da produção, mas não tanto da técnica de vendas”, explica o instrutor do Senar, Luis Bramante. Outro aprendizado dos alunos durante o curso foi a confecção dos seus próprios estandes utilizando bambu tratado.

Aula prática

Na manhã desta quinta-feira (dia 6), a capacitação ocorreu no Parque “Carlos Alberto de Souza”. Uniformizados e identificados com crachá do programa, eles puderam montar o estande, treinar o que já aprenderam, inclusive a exposição das frutas, verduras e legumes, e comercializar os alimentos no local.

A produtora rural Lucia Nunes de Lima Vidal, de Ibiúna, está achando esta oportunidade muito interessante. “Estamos com uma expectativa muito boa neste novo espaço. O nosso diferencial é um produto fresco e de ótima qualidade”, destaca. Ela já comercializa na Feira de Transição Agroecológica e Orgânica, realizada semanalmente no Parque Natural “Chico Mendes”, no Alto da Boa Vista.

Outra produtora que participará da feira no Campolim é Maria Rodrigues dos Santos, de Iperó. Ela explica que o trabalho na produção de alimentos orgânicos não beneficia apenas a saúde do consumidor – já que são livres de resíduos de agrotóxicos -, mas também são produzidos com respeito pelo meio ambiente. “Quem consome este tipo de produto também contribui para a proteção do meio ambiente, o cuidado que temos é do começo ao fim. O sabor é diferente e o preço é bom, porque a nossa relação é direta com o consumidor final”, garante.

Edital de chamamento

A Secretaria do Meio Ambiente vai publicar no jornal Município de Sorocaba desta sexta-feira (dia 7) um edital de chamamento para os produtores que queiram participar da feira. Os interessados deverão apresentar o formulário cadastral, acompanhado dos documentos necessários, entre os dias 10 a 18 de outubro, das 9h à 16h, na Secretaria do Meio Ambiente, localizada na Avenida Rudolf Daffenner, 105, no Alto da Boa Vista.

Podem participar pessoas físicas ou jurídicas que exploram a terra com fins econômicos ou de subsistência, assentados de Reforma Agrária do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), agricultor familiar, ou produtor em comunidades tradicionais, assentamentos de reforma agrária, ou agricultor urbano e periurbano, meeiros e arrendatários de propriedades rurais neste regulamento denominado Produtor Rural, numa abrangência de 60 quilômetros de Sorocaba.

Outra condição é participar do Programa Feira do Produtor Rural, realizado pelo Sindicato Rural de Sorocaba e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural. Mais informações podem ser obtidas no edital ou pelo telefone (15) 3238.2366.