Sorocaba ganha seu primeiro caminhão de lixo grafitado
Por: Thuanne Souza (Programa de Estágio)
Na manhã desta sexta-feira (30), o secretário de Cultura e Turismo (Secultur), Werinton Kermes, apresentou o primeiro caminhão de lixo da cidade grafitado pelos artistas visuais sorocabanos Will Ferreira e Michel Japs. O evento ocorreu em frente ao Teatro Municipal “Teotônio Vilela” (TMTV). A obra de arte foi produzida na quinta-feira (29) na empresa CSA (Consórcio Sorocaba Ambiental) e a partir de agora vai circular pelas ruas da cidade.
Promovido pela Secretaria de Cultura e Turismo, o objetivo da iniciativa é fomentar a cultura do grafite como uma forma de manifestação artística, introduzida no Brasil no final da década de 70. Além disso, a arte urbana pode ser considerada como uma forma de resistência, que reflete a realidade das ruas. A verba do projeto é oriunda de emendas do vereador Péricles Régis, que participou do evento.
“Quero agradecer a cada um que contribuiu com esse sonho que hoje se tornou palpável e completamente plausível aos nossos olhos. Estou extremamente emocionado e sei que quando eu não ocupar mais o cargo de gestor, vou me orgulhar muito desse projeto, desse momento que gera reflexão na população através da arte”, declarou Werinton Kermes.
O projeto contempla dez obras em cinco caminhões, com tamanho de 2,30m X 1,80m. Cada caminhão ganhará dois painéis grafitados. O Governo Municipal está investindo R$ 2.600,00 em cada obra, valor que inclui o material utilizado.
Segundo os artistas visuais Will Ferreira e Michel Japs, as duas obras são convergentes, falando da relação do homem com a natureza. “Essa iniciativa da Prefeitura de Sorocaba foi genial, logo que vimos o edital corremos para fazer um projeto e participar. É incrível saber que a cultura, através do nosso trabalho, vai ser levada a todo o tipo de pessoa, de todo o lugar da cidade, e provocar a reflexão do nosso tema, por exemplo, em relação ao desperdício e à forma de utilização dos bens naturais”, comentou Will.
“Eu vejo essa ação, desde o primeiro contato com a proposta, com muito bons olhos. Essa é uma oportunidade única para os profissionais e para a população de Sorocaba e sei que logo será uma atitude replicada em outros municípios. O primeiro caminhão ficou muito bonito e estou ansioso para ver os próximos e falar de todos os resultados”, concluiu o gerente de contratos da CSA, empresa responsável pelos caminhões, Francisco Mazotti. O evento também contou com a presença da secretária Dra. Marina Elaine Pereira (Saúde), do secretário Wilson Unterkircher (Saneamento) e do secretário Hudson Zuliani (Licitação e Contratos).
Tags:Cultura
