Sorocaba ganha mais um parque neste final de semana

Por: claudio rostellato – crostellato@sorocaba.sp.gov.br

Tenho orgulho de morar em Sorocaba. É uma cidade diferenciada”. Foi assim que o baiano Manoelito Medrado da Silva, que há sete anos mora no Jardim São Guilherme, se referiu à cidade ao acompanhar os últimos detalhes da obra de implantação do Parque Linear Flamboyam, que o prefeito Antonio Carlos Pannunzio entrega neste sábado (29), às 10h, à população de bairro do mesmo nome, na zona norte da cidade.

Manoelito elogia a qualidade de vida que a cidade oferece e também o trabalho da Prefeitura. “Já morei em Salvador, no Rio de Janeiro e cidades de outros sete Estados do Brasil. Nenhuma é como Sorocaba. Para nós, agora com este parque maravilhoso, ficou ainda melhor”, disse.

Com área de aproximadamente 90.000m2, o Parque Linear Flamboyant oferece uma nova área de lazer para os sorocabanos, principalmente para os moradores de bairros como os Jardins Flamboyant, Maria Eugênia, São Guilherme e Santo Amaro. Implantado pela Secretaria de Serviços Públicos (Serp), o parque recebeu o plantio de 42.000m2 de grama, ganhou 21 bancos dispostos em pontos estratégicos para contemplação da área, quadra de areia, academia de ginástica ao ar livre, além de ciclovia com 2.050m lineares.

Também morador vizinho ao parque, Luis Antonio Duarte acompanhava atentamente, na manhã desta sexta-feira, a movimentação de homens e máquinas que trabalhavam na conclusão dos serviços. “Ficou muito bonito e vai incentivar a população a fazer caminhadas, andar de bicicleta”, disse. O casal José Tomaz da Silva e Maria José da Conceição, que, por recomendação médica, faz caminhadas diárias, também aprovou o novo parque.

Além de preservar a vegetação natural e as árvores existentes na área, a Serp plantou mais duzentas mudas de várias espécies nativas, tais como: Mutambo, Caroba, Angico, Aroeira-salsa, Aroeira-pimenteira, Coração-de-negro e Dedaleiros. Para reforçar a segurança aos usuários do parque, a Serp implantou 22 pontos de iluminação, com doze metros de altura, além de outros 23 postes com seis metros de altura. Foram implantadas também 23 lâmpadas de vapor de sódio de 150W e outras 55 lâmpadas de 250W.

Conforme explicou o secretário Oduvaldo Denadai, a área que está recebendo o parque estava degradada, sem utilidade para a população, e a transformação em parque linear constava do Plano de Governo do prefeito Antonio Carlos Pannunzio. “Além das melhorias, do plantio e recomposição do gramado, o projeto preserva a vegetação nativa e as árvores. Agora, a população ganha um espaço amplo para lazer, caminhadas, ampla ciclovia e academia ao ar livre. A região ganhará mais qualidade de vida”, afirmou o secretário.

Com início na Av. Edward Fru-fru Marciano da Silva, o parque margeia a Rua Plinio Serafim, acompanhando toda a extensão do Córrego do Pitico, até os fundos da E.M. “Duljara Fernandes de Oliveira”, na Rua Atílio Silvano.

A ciclovia tem 2.050 metros de extensão, iniciando na Av. Edward Frufru Marciano da Silva e se interligando com o trecho que passa ao lado da E.M. “Duljara Fernandes de Oliveira”. Mesmo antes da conclusão dos serviços pela Serp, os moradores já estão utilizando o parque e a ciclovia, para lazer e também deslocamento para o trabalho.

Tags:,