Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/sorocaba-faz-preparativos-para-a-conferencia-nacional-das-cidades/
Acessado em: 30/11/2025 - 12h08

Sorocaba faz preparativos para a Conferência Nacional das Cidades

Por: Laura Vieira - lauravieira@sorocaba.sp.gov.br
Foto: Cláudio de Castro

Sorocaba realiza no dia 2 de julho um evento preparatório para 6ª Conferência Nacional das Cidades. A iniciativa local reunirá representantes de setores da sociedade, para discutir a “Função Social da Cidade e da Propriedade”, e ocorrerá na sede da Universidade Paulista (Unip), na Av. Independência, 210, no Éden, das 8h às 18h.

A conferência foi convocada pelo Conselho das Cidades e seu regimento estabelece as normas gerais do evento. As propostas elencadas no encontro de Sorocaba serão levadas para a conferência estadual, em novembro e depois para a nacional, em junho de 2017. “Este é um evento preparatório. O país todo estará envolvido na discussão desse importante tema”, explica o diretor de Operações Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), Vidal Mota Júnior, um dos organizadores da conferência em nível municipal.

Na conferência municipal serão debatidas propostas e soluções voltadas à realidade local. “Por isso, a participação popular é muito importante, porque precisamos registrar a opinião de todos sobre as políticas de moradia, inclusão, e cobrança de impostos relacionados a propriedade, entre outras vertentes desse tema”, comenta Vidal.

Obedecendo à proporcionalidade dos seguimentos sociais, a equipe de organização do evento em Sorocaba é composta membros do poder público; movimentos populares; trabalhadores; entidades sindicais; empresários relacionados à produção e ao financiamento do desenvolvimento urbano; entidades profissionais, acadêmicas e de pesquisa; e Organizações Não Governamentais (ONGs) com atuação na área de desenvolvimento urbano.

O Tema

O tema “Função Social da Cidade e da Propriedade” e o O lema:“Cidades Inclusivas, Participativas e Socialmente Justas” foram definidos pelo Conselho das Cidades em Brasília e replicados para que todo o Brasil participe, por meio das conferências municipais e estaduais.

De acordo com a organização nacional o Brasil, desde a metade do século passado, deixou de ser um país rural e passou à nação intensamente urbanizada. Cerca de 160 milhões de brasileiros vivem nas cidades e essa concentração nas áreas urbanas, sem o planejamento adequado, trouxe problemas para a qualidade de vida da geração atual e comprometendo a sustentabilidade no futuro.

“A escolha do tema é muito pertinente porque a questão da propriedade precisa ser amplamente discutida numa sociedade democrática”, comenta Vidal.

Mais informações sobre a conferência municipal podem ser obtidas no site cidades.gov.br/6conferencia[1] .

Endnotes:
  1. cidades.gov.br/6conferencia: http://www.cidades.gov.br/6conferencia