Sorocaba fará parte da “maior sala de aula do mundo”
Por: claudio rostellato – crostellato@sorocaba.sp.gov.br
A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), formalizou na manhã desta quinta-feira (19) um acordo de parceria com a Cisco do Brasil, uma das mais inovadoras e respeitadas companhias da indústria de alta tecnologia. O acordo é para a realização de cursos de qualificação profissional na área de Tecnologia da Informação (TI), que irá beneficiar milhares de sorocabanos. Os representantes da Cisco do Brasil, Ricardo Santos e Flávio Provedel, foram recebidos pela prefeita em exercício, Edith Maria Di Giorgi, e o secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Geraldo Almeida.
Pelo acordo firmado, inicialmente serão oferecidos quatro cursos – Inclusão Digital, Técnico em Informática, Empreendedorismo e Internet de todas as Coisas. “Agora vamos fazer parte da maior sala de aula do mundo, que é a NetAcad. Sorocaba está abrindo a porta para entrar nessa sala de aula gigante. Vamos fazer o treinamento dos multiplicadores para que, em fevereiro, comecemos os cursos”, afirmou Geraldo Almeida, logo após a oficialização da parceria.
O secretário destacou que, nessa parceria, Sorocaba ganha muito, pois a Cisco é uma empresa altamente qualificada, reconhecida em todo o mundo. “Sorocaba ganha porque se torna uma cidade mais digital, mais empreendedora, mais educadora. Com esses cursos vamos atingir muito mais a população e vamos trabalhar para qualificar o maior número possível de sorocabanos”, disse.
Conforme explicou Flavio Provedel, gerente de Responsabilidade Social da Cisco do Brasil, os cursos chegarão aos sorocabanos por meio do programa educacional Cisco Networking Academy-NetAcad, ou simplesmente Academia Cisco. “É uma proposta que nasceu nos Estados Unidos, mas que se tornou global e hoje está presente em 170 países e tem mais de um milhão de alunos ativos na plataforma. É uma sala de aula com um milhão de pessoas”, afirmou.
O programa prepara os alunos para futuras carreiras na área de Tecnologia da Informação. No curso de Inclusão Digital, a proposta é fazer um alinhamento de conhecimento com relação a esse mundo digital em que vivemos. “O aluno começa aprendendo a conhecer melhor o teclado e o mouse. Depois passa a ter noção do que é a internet, que o Facebook não fica dentro do seu computador, que existe uma coisa chamada servidor etc.”, explica Provedel.
O curso de Empreendedorismo Tecnológico prepara técnicos de TI e um profissional desse nível pode ganhar um bom dinheiro tão logo se forme, prestando serviços para particulares, para empresas. Vai aprender como ser um empreendedor e a cuidar do seu negócio. Já o curso de Técnico em Informática qualifica o aluno para ser um profissional help-desk, ou seja, a quem as pessoas recorrem em caso de algum problema com o computador, com a impressora, um profissional que também pode ganhar dinheiro na área.
A Internet de todas as coisas é uma realidade mundial. A conexão entre pessoas e coisas cresce em proporções jamais imaginadas, aumentando também a conectividade entre máquinas e dispositivos pessoais inteligentes.
O curso dá uma introdução de como será esse mundo, onde teremos sensores em nossa volta chamando nossa atenção para uma série de coisas.
Tags:Desenvolvimento Econômico
