Sorocaba está formando seus minijardineiros
Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br
Foto: Emerson Ferraz
A ideia é sensibilizá-las sobre o cultivo e os cuidados com as plantas
Desde a tarde desta terça-feira (14), 35 garotos e garotas, entre 7 e 12 anos de idade, estão participando gratuitamente do curso de Jardinagem Infantil – “Formando minijardineiros” no Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas”, no Jardim Dois Corações.
Realizado pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da equipe da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), o curso faz parte das atividades de férias nos parques. Até sexta-feira (17), das 13h às 17h, a garotada vai participar de atividades lúdicas para aprender sobre cultivo e cuidados com as plantas.
Divididas em grupos – Terra (vermelho), Sol (amarelo), Planta (verde) e Água (azul) – as crianças participaram neste primeiro dia do curso de atividades com o tema “cuidando da terra”.
Uma delas foi a construção de um minhocário, utilizando minhoca, garrafa pet, terra, areia, casca de banana, palha seca, papel de jornal e uma rede. Com isso, elas puderam conhecer a reprodução do habitat de minhoca, o processo de decomposição de matéria orgânica e a transformação deste material em húmus, um excelente adubo para um jardim.
As crianças também puderam participar de uma visita monitorada pelas trilhas do Jardim Botânico, onde puderam conhecer os tipos de solo existentes no espaço, como o solo rochoso, de Cerrado e o de Mata Atlântica. Outra atividade lúdica foi a Oficina Tinta de Terra, quando as crianças aprenderam a fazer tinta à base de terra, uma maneira barata e orgânica de pintar, e com isto criaram desenhos ligados ao tema do curso.
Os minijardineiros também observaram com uma lupa, emprestada do laboratório da Universidade de Sorocaba (Uniso), bichos que vivem na terra, como a formiga, aranha, cupim, tatu-bola, caramujo e minhoca.
Uma das crianças que está participando do curso de férias da Secretaria do Meio Ambiente e integra a equipe Terra é Isabela Feliciano Guidolim, 7 anos, moradora da Vila Progresso. De avental vermelho, atenta a tudo o que os monitores voluntários explicavam, a garota contou o que tinha aprendido no primeiro dia das atividades no Jardim Botânico. “Eu gosto de mexer com coisas que fazem bem, com a natureza, não queria ficar em casa. Aqui, eu vi até cocô de elefante e ele não tem cheiro porque o animal é herbívoro e se alimenta de sementes de abóbora e isto também vira adubo para as plantas”, explicou a minijardineira.
Nos próximos três dias de curso, as crianças vão participar de mais atividades, sobre os temas: “planejando o seu jardim”, “reconhecendo as plantas”, “reproduzindo as plantas”, “pragas no jardim” e “arte através das plantas”.
Elas vão conhecer os hábitos de plantas como ervas, arbustos, trepadeiras e árvores, observar e ter contato com insetos benéficos e maléficos ao jardim. Outra atividade será relacionada ao universo artístico. Os minijardineiros terão contato com obras literárias como “O cravo brigou com a rosa”, de Ricardo Filho, e “Formigas”, do poeta Mário Alex Rosa, além de pinturas inspiradas nas plantas, como “A flora”, de Cândido Portinari, e “A feira”, de Tarsila do Amaral.
O Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas” está localizado na Rua Miguel Montoro Lozano, 340, no Jardim Dois Corações.
Tags:Férias nos Parques, Jardim Botânico
