Sorocaba está entre as nove cidades brasileiras participantes do concurso “Ao Redor da Ibero-América”
Vencedores na etapa nacional – aluno e professor – ganharão viagem educativa ao Peru
As escolas municipais de Sorocaba estão entre as unidades de outras oito cidades do Brasil a participar da 9ª edição do concurso “Ao Redor da Ibero-América”, que tem a finalidade de promover entre as crianças de 10 e 11 anos de idade mais conhecimento sobre o meio ambiente. O lançamento local da iniciativa ocorreu na tarde desta segunda-feira (dia 13) no Paço Municipal, para marcar a adesão das escolas da rede municipal à campanha que é organizada pela Proactiva, empresa do grupo Veolia, em parceira com a Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI), e no município de Sorocaba, com o apoio da Secretaria de Educação (Sedu).
Com o tema “O dia em que as crianças do mundo aprenderam a cuidar da mãe terra”, o concurso no Brasil conta com representantes de cinco cidades de Santa Catarina (Biguaçu, Bombinhas, Governador Celso Ramos, Tijucas e Palhoça) e três de São Paulo (Sorocaba, Iperó e Boituva). Em Sorocaba, 22 escolas municipais se inscreveram para participar. Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Peru, México e Venezuela também marcam presença no evento.
Sorocaba receberá 450 vagas para alunos do 5º ano das escolas municipais. Como foi alta a demanda de interessados, houve sorteio e representantes de dez unidades vão participar. São elas: E.M. “Prof. Basílio da Costa Daemon”, E.M. “Prof.ª Darlene Devasto”, E.M. “Edward Frufru Marciano da Silva”, E.M. “Prof.ª Genny Kalil Milego”, E.M. “Dr. Getúlio Vargas”, E.M. “Prof. Irineu Leister”, E.M. “Prof.ª Léa Edy Alonso Saliba”, E.M. “Prof.ª Mª de Lourdes A. de Moraes”, E.M. “Prof.ª Mª de Lourdes M. Martinez” e E.M. “Quinzinho de Barros”.
No lançamento do concurso, o secretário da Educação José Simões ressaltou que a participação de Sorocaba nesta iniciativa é importante no sentido de internacionalizar as ações locais, dar amplitude ao que é desenvolvido em Sorocaba e, mais que isso, despertar nas crianças a responsabilidade sobre a preservação do meio ambiente. “Se quisermos mudar alguma coisa, tem que ser por meio das crianças. É muito mais difícil mudar paradigmas em adultos. A educação é a grande demanda para mudar o mundo”, completa a vice-prefeita e secretária da Assistência social, Edith Di Giogi, também presente no evento.
Trabalhos e premiação
As escolas participantes receberão material didático, tanto para o aluno quanto para o professor, e durante dois meses, entre abril e maio, a temática proposta será trabalhada com os alunos. Ao concluírem a proposta do guia de estudos as crianças farão uma redação atendendo ao tema e um desenho. Os melhores trabalhos em cada cidade serão premiados com tablet (1º colocado) e MP4 (2º e 3º colocados).
O vencedor de cada etapa municipal se classifica para a nacional, que vai premiar os autores dos melhores trabalhos – aluno e professor – com uma viagem educativa a Machu Picchu, no Peru, em setembro. “Lá, terão a oportunidade de troca de experiências com as demais crianças”, enfatiza Luís Gustavo Maganhato, gestor de Desenvolvimento Educacional da Sedu e do concurso “Ao Redor da Ibero-América” em Sorocaba.
Subgerente de comunicação corporativa da Proactiva, Thaís Zem lembrou que na edição anterior do concurso, em 2013, o vencedor nacional foi da região de Sorocaba, mais especificamente de Capela do Alto, quando professor e aluno ganharam viagem à Colômbia. “Todas as empresas deveriam ter a obrigação de realizar algum tipo de trabalho social”, argumenta.
A Proactiva é responsável pelo aterro em Iperó, onde Sorocaba e mais sete cidades depositam o lixo doméstico. Gerente de operação do aterro, Emerson Miola considera que “se não começarmos logo a educar nossas crianças para a questão da sustentabilidade e do meio ambiente, depois pode ser tarde”. Ele e o secretário Simões assinaram um documento que oficializou a parceria das duas partes para a realização do concurso local, que desde 2005 já contou com a participação de mais de 150 mil garotos e garotas da América Latina.
