Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/sorocaba-esta-entre-as-cinco-cidades-mais/
Acessado em: 19/01/2026 - 09h41

Sorocaba está entre as cinco cidades mais rápidas do Brasil para se abrir uma empresa, aponta estudo

Por: Marcelo Andrade

Foto: Rafael Baddini

Todos sabemos que a burocracia é uma das grandes inimigas do empreendedor brasileiro. Estruturas administrativas engessadas podem atrapalhar o seu negócio de diversas formas, e uma delas é o tempo que o empreendedor leva para conseguir abrir uma empresa. Em Sorocaba, o tempo médio de abertura de uma empresa é de 45 dias, tempo que coloca a cidade entre as cinco mais rápidas para se abrir uma empresa no Brasil.
Os dados fazem parte do Índice de Cidades Empreendedoras Brasil 2017, ranking produzido pela Endeavor, que avalia o ambiente de negócios das capitais brasileiras. O Índice é composto com base em mais de 60 indicadores, divididos em sete pilares: Ambiente Regulatório, Infraestrutura, Mercado, Acesso a Capital, Inovação, Capital Humano e Cultura. O levantamento coloca o município à frente de 27 cidades analisadas, incluindo importantes capitais, como por exemplo, Brasília, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Maceió e João Pessoa.

Desde que assumiu o governo, o prefeito José Crespo definiu como prioridades ações e projetos que visam estimular a indústria, o comércio e prestadores de serviços, além dos centros de distribuição, condomínios industriais e as unidades de logísticas que venham a se instalar em território sorocabano. A Prefeitura vem atuando fortemente na revisão dos procedimentos internos dos órgãos municipais, na desburocratização de processos, na implementação de sistemas eletrônicos para aprovação de obras, na elaboração de legislação para melhoria do ambiente de negócios, e atuou junto a outros órgãos e empresas para reduzir custos e aumentar a rapidez dos procedimentos.

Cidade empreendedora


Não à toa os investimentos econômicos implementados e anunciados por empresas em Sorocaba, durante a atual administração, ou seja, no período de um ano e cinco meses do prefeito José Crespo, superam os R$ 1,547 bilhão e devem gerar até o final de 2019 cerca de 1.845 empregos diretos.

Já o Espaço Empreendedor (EE) do Banco do Povo Paulista (BPP), ligado a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedeter), da Prefeitura de Sorocaba, divulgou o levantamento que registra um aumento de 49,45% em formalizações de Microempreendedores Individuais (MEI’s) ao longo deste ano – entre janeiro e maio – , comparado com o mesmo período de 2017.

Os números mostram que no ano anterior, foram realizadas 2.075 formalizações, no mesmo período, comparado com os atuais 3.101 de 2018. Já na amostragem individual o número de formalizações realizados no mês de maio soma cerca de 542 empreendedores junto ao espaço. Um crescimento de 8,18%, em relação a maio de 2017.
Os fatores contribuintes para esses resultados foram de fato os projetos estabelecidos pela Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Renda (Sedeter), que preocupa-se em estabelecer um ambiente estável para as organizações e estimula o desenvolvimento de novos projetos na cidade. Para o secretário Robson Coivo, a explicação para o resultado positivo da cidade no estudo é que nos últimos anos, apesar da crise na economia, o governo implementou políticas públicas para fortalecer o empreendedorismo. “A positividade dos resultados, como vem destacando o nosso prefeito José Crespo, consagra o trabalho unificado do nosso governo, ou seja, das secretarias de Sorocaba, demonstrando a competência no trabalho feito para a economia local”, afirmou o secretário.