Sorocaba é uma das 12 Cidades de Aprendizagem do mundo

Por: Tânia Franco - ttferreira@sorocaba.sp.gov.br

Pannunzio viajará ao México para receber premiação e apresentar estudo de caso local sobre o assunto. Convite partiu da Unesco e do governo da capital mexicana

 

O prefeito Antonio Carlos Pannunzio recebe na próxima segunda-feira, dia 28, na Cidade do México, um prêmio pela inclusão de Sorocaba no livro “Unlocking the Potencial of Urban Comunities: Case Studies of Twelve Learning Cities” (Desvendando o Potencial de Comunidades Urbanas: Estudos de Casos de Doze Cidades de Aprendizagem), publicado pelo Institute for Lifelong Learning (UIL), da UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura.

Dos 550 municípios do mundo que se apresentaram à instituição durante a realização da 1ª Conferência Internacional para o Desenvolvimento de Cidades da Aprendizagem, realizada em Pequim, na China, em 2013, Sorocaba figurou entre os doze municípios mais efetivos nas ações de construção de políticas de inclusão e garantia dos direitos de crianças, jovens e adultos em diversos setores públicos, alavancados, principalmente, pela educação.

Agora, na segunda edição da conferência, na Cidade do México, Pannunzio também apresentará os casos coadunantes e de sucesso, desenvolvidos pelo setor público. Esse é o caso dos programas Escola Viva, Escola Digital, Escola da Escola, Escola Para o Futuro, todos da Secretaria da Educação; e programas de atenção ao idoso, por meio do Clube e da Chácara do Idoso, e de preservação do meio ambiente e de educação ambiental, entre outros.

O prefeito participa, no dia 29, do Fórum que reunirá os doze prefeitos e que tratará a forma pela qual as cidades de aprendizagem podem contribuir para a saúde e bem-estar de suas populações e para com o crescimento econômico sustentável.

Segundo o prefeito Pannunzio, Sorocaba tem se pautado para a educação além das escolas, buscando criar uma cidade humana e educadora. “O aprendizado não pode se limitar às salas de aulas, às unidades escolares. Educação é um processo que acontece nos mais variados espaços públicos, por meio de programas que promovam a formação e a inclusão das pessoas de modo a garantir uma sociedade mais justa e com qualidade de vida”, disse. Para o prefeito, “uma cidade viva, bonita, moderna e geradora de oportunidades só pode existir se também for humana e educadora”, acrescentou, justificando os eixos de sua gestão.

 

Agenda 2030

Neste sentido, Sorocaba apresentará na 2ª Conferência Internacional sobre Cidades de Aprendizagem (CICA, ou ICLC em inglês), organizada pelo governo da Cidade do México, em parceria com a UNESCO, a integração de programas de promoção da qualidade de vida e construção de uma cidade que privilegia a educação, da infância à fase adulta.

A conferência é considerada um marco no programa “Construção Sustentável de Cidades de Aprendizagem”, e cujos resultados contribuirão com a agenda de desenvolvimento da educação pelos próximos 15 anos. O “Marco de Ação Educação 2030”, da Unesco, congregará as ações que deverão ser adotadas pelos governos de todas as nações, para a implementação de políticas efetivas na educação.

Todos os custos da viagem, hospedagem, alimentação e traslados do prefeito Pannunzio estão sendo custeados pela Cidade do México e pela UNESCO.

Tags:,