Sorocaba e Madrid trocam experiências para o Participa Sorocaba

Por: Thuanne Souza (Programa de Estágio) - Supervisão Marcelo Andrade

Foto: Rafael Baddini

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cidadania e Participação Popular (Secid), deve assinar nos próximos dias um Termo de Cooperação  entre Sorocaba e Madrid, tendo como objetivo, a troca de experiências sobre Orçamento Participativo (OP), visto que a cidade européia é referência mundial no assunto, e Sorocaba, está implantando o programa Participa Sorocaba no município. Na manhã desta segunda-feira (18), foi realizada uma videoconferência entre a Secid e o coordenador Enrique Muguerza, de Madrid, para definir detalhes e ações da cooperação.

Desde quando assumiu o cargo, o prefeito José Crespo tem priorizado a participação da população nas demandas da cidade por meio de investimentos propostos no orçamento de cada ano e, pensando nisso, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secid, está implantando o programa Participa Sorocaba, uma forma de democracia direta, onde a população define onde será gasto parte do orçamento municipal, e assim, as demandas prioritárias da população poderão ser atendidas.

A reunião com a Prefeitura de Madrid, feita através de um aplicativo de chat de vídeo, teve o objetivo de entender como estão sendo as experiências, e quais as estratégias da cidade européia, para aplicá-las em Sorocaba. Enrique Muguerza, mostrou o funcionamento de seus sistemas e a Secid explicou como pretende fazer a implantação. A videoconferência resultou na assinatura de um termo de colaboração técnica entre Sorocaba e Madrid, para que a troca de experiências continue durante todo o processo.
Diversas reuniões internas e com outras secretarias foram realizadas para promover a melhor maneira de se aplicar o programa em Sorocaba, até mesmo outras videoconferências com profissionais do setor ligados às prefeituras de outros estados, onde o Orçamento Participativo também é realidade e foi implementado com sucesso. Cidades como Porto Alegre (RS) e Belo Horizonte (MG) já foram ouvidas.
Governo e sociedade.

Em parceria com a Secretaria de Comunicação e Eventos (SECOM), o próximo passo é intensificar a divulgação, mostrando o que é o Participa Sorocaba, e incentivando a participação da população. “O Orçamento Participativo vem para fortalecer a parceria entre o Governo e a Sociedade Civil, e para que ele funcione de forma eficaz, é indispensável a participação popular, pois senão, o programa não faria sentido, visto que a população poderá decidir como vai ser gasto parte do orçamento municipal”, conta a secretária de Cidadania e Participação Popular, Suélei Gonçalves.

Para que a comunicação entre os dois municípios ocorresse de forma efetiva, uma tradução simultânea foi feita pelo estágiario da Secom, Lucas Duarte, durante a conversa. “É muito gratificante, e uma oportunidade única poder colaborar e fazer parte de um momento tão importante para a Prefeitura de Sorocaba, onde através da implantação desse programa, e o entendimento da população sobre sua participação, todo mundo poderá se beneficiar”, explicou Lucas.

De acordo com o cronograma, a partir de 1º de agosto até o dia 25, a sociedade poderá votar, escolhendo on-line entre 03 dos 12 temas em que a Prefeitura deve priorizar os investimentos em cada região. Para participar do programa, basta acessar cidadania.sorocaba.sp.gov.br. Se preferirem, as pessoas também poderão votar em uma das Casas do Cidadão.

Tags: