As políticas públicas de apoio aos micro e pequenos empreendedores, implementadas pela Prefeitura, que ajudaram Sorocaba a conquistar o Prêmio Prefeito Empreendedor do Sebrae 2014, continuam servindo de modelo para o país. Convidado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o diretor do Espaço Empreendedor, Roberto Freitas, participa nesta quarta e quinta-feira (20), do III Encontro Nacional de Agentes de Desenvolvimento, que acontece na cidade de Recife (PE).
Freitas abordou o trabalho realizado pelo Espaço Empreendedor, criado pela Prefeitura para orientar e apoiar os empreendedores e trabalhadores por conta própria. Falou ainda sobre Sorocaba como uma cidade de oportunidades, números da formalização, facilidade de acesso ao microcrédito, eventos e ações voltadas aos empreendedores e a criação e atuação dos agentes de desenvolvimento.
Como resultado desse trabalho, entre o ano passado e nos primeiros 10 meses de 2014, mais de 10 mil pessoas deixaram a informalidade e agora, além de trabalharem legalmente, contam com benefícios como a Previdência Social. O convite para que Roberto Freitas representasse a Região Metropolitana de Sorocaba no evento, partiu do Sebrae. Participam do encontro mais de 1.200 Agentes de Desenvolvimento de várias regiões do país.
Durante III Encontro Nacional de Agentes de Desenvolvimento, serão discutidos entre outros temas: “Ética e Gestão Pública, Perspectiva de Crescimento no Brasil e a Importância dos Agentes de Desenvolvimento, Como Construir a Cidade que Queremos, Planejamento Estratégico e Empreendedorismo na Gestão Pública, Instrumentos para o Desenvolvimento Local, Educação Empreendedora e Apoio à Inovação”. As despesas de viagem e estadia do funcionário municipal sorocabano em Recife foram custeadas pelo próprio Sebrae.
Agente de Desenvolvimento
Figura criada pela Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, o agente de desenvolvimento local tem a função de articular ações públicas, locais ou comunitárias para cumprir as diretrizes previstas na Lei Geral e promover o desenvolvimento da economia nos municípios, a partir da formalização dos negócios de pequeno porte urbanos e rurais, que representam 99% das empresas brasileiras.
Com o aumento no número de negócios regularizados, também é ampliada a arrecadação do município, o que possibilita mais investimentos para melhoria da infraestrutura local e da qualidade de vida das pessoas. Em Sorocaba são 11 agentes que fazem o trabalho de atendimento aos empreendedores, inclusive com visitas aos bairros, levando informações e orientações diversas.