Sorocaba é destaque da mais importante publicação sobre a aviação executiva do mundo, a revista Aviation International News (AIN), de Nova Jersey (EUA). Em sua versão on-line do dia 11 de julho, a revista traz uma extensa reportagem do jornalista Matt Thurber, que esteve em Sorocaba, destacando o perfil do aeroporto Bertram Luiz Leupolz, a Embraer e outras empresas ali instaladas.
A revista ressalta que Sorocaba se tornou alternativa aos aeroportos de Guarulhos, Congonhas e Campo de Marte, na aviação executiva, além ser sede de centros de serviços de empresas conceituadas internacionalmente, como Gulfstream e Dassault Falcon.
“Sorocaba se tornou o principal ponto para aviação executiva de voos destinados a São Paulo, já que o espaço é limitado no principal aeroporto da cidade (GRU) e nos outros aeroportos da cidade (congonhas e Campo de Marte). Centros de serviço da Gulfstream e Dassault Falcon também estão localizados em Sorocaba, e o número de hangares particulares continua a crescer” diz um trecho do texto.
Com relação à Embraer, Matt Thurber fala do investimento feito nas instalações em Sorocaba (25 milhões de dólares), com área de 20.000 m2, incluindo espaço VIP para os clientes. A área de manutenção, reparos e operações foi aberta em novembro de 2013, providenciando uma locação conveniente para brasileiros operadores de cerca de 200 jatos executivos.
Internacionalização
O jornalista também cita inconvenientes do aeroporto sorocabano pelo fato de ainda não ser de classe internacional e não possuir instalações de imigração e alfândega. E ainda, que viajantes de terras estrangeiras têm que passar pela alfândega em outro aeroporto brasileiro, antes de voar para Sorocaba.
A mudança de categoria do aeroporto de Sorocaba está em análise pela Secretaria Nacional de Aviação Civial e foi assunto de reuniões entre o prefeito Antonio Carlos Pannunzio e o secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Geraldo Almeida, com o ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República, na época, Moreira Franco.
Para Geraldo Almeida, a reportagem dessa que é considerada a mais importante publicação sobre aviação executiva do mundo, projeta Sorocaba no cenário internacional, mostra o grande polo da Aviação Executiva em que se transformou e traz novas oportunidades de negócios e trabalho. “Reforça, sobretudo, a urgente necessidade da internacionalização do nosso aeroporto, para poder atender a demanda das empresas e também dos passageiros, trabalho encampado pela Prefeitura”, afirma.
A reportagem aponta que o aeroporto não tem instrumentos para aproximação, o que limita sua utilização quando o tempo é ruim para a pilotagem, mas ressalta os esforços para sua melhoria, como a instalação da torre de controle – que está em execução – e de instrumentos de aproximação que serão instalados posteriormente.
A reportagem completa pode ser conferida por meio do link http://www.ainonline.com/aviation-news/business-aviation/2015-07-11/fbo-profile-embraer-sorocaba[1]