Sorocaba é certificada e fica em 9º lugar no Município VerdeAzul

Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br

Entre as cidades com mais de 500 mil habitantes, Sorocaba continua sendo a melhor classificada no ranking ambiental

Em cerimônia no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SMA) divulgou nesta quarta-feira (dia 17) o Ranking Ambiental Paulista 2015 do Programa Município VerdeAzul (PMVA). Sorocaba é considerada, mais uma vez, exemplo ambiental e conquista pela sétima vez consecutiva o selo do programa. A cidade obteve 92,32 pontos e ficou em 9º lugar.

“Sorocaba continua entre as cidades com melhor desempenho no Estado de São Paulo e, entre os municípios com mais de 500 mil habitantes, foi o melhor pontuado. A cada ano as exigências do programa estão aumentando e é um desafio para os gestores”, comenta o secretário do Meio Ambiente, Clebson Ribeiro. Em 2014, 130 municípios tinham sido certificados. Em 2015, este número caiu para 111.

Em primeiro lugar ficou a cidade de Novo Horizonte, seguido por Botucatu, Sertãozinho, Itapira, Catanduva, Bragança Paulista, Cerquilho e Ibirarema. Entre municípios do porte de Sorocaba, ou seja, com mais de 500 mil habitantes, Campinas ficou em 35º, Ribeirão Preto em 48º e Santos em 98º.

O PMVA tem como principal objetivo estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do Estado de São Paulo. Além disso, a participação do município no programa é um dos critérios de avaliação para a liberação de recursos do Fundo Estadual de Controle da Poluição (FECOP).

Para isso, são analisadas dez diretivas norteadoras da agenda ambiental local, abrangendo os seguintes temas: Esgoto Tratado, Resíduos Sólidos, Biodiversidade, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Cidade Sustentável, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho Ambiental.

Até o momento, o SMA ainda não divulgou a pontuação por diretiva. “Assim que soubermos os pontos em cada item, vamos analisar a pontuação de cada critério avaliado e se considerarmos que a pontuação não reflete as ações executadas, entraremos com recurso assim como em anos anteriores”, adianta a diretora de Gestão Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente, Sara Amorim. Em 2015, por exemplo, a Sema pediu revisão junto à coordenação do programa e obteve uma nova pontuação: de 94,39 pontos passou para 96,39, subindo de 11º para o 4º lugar no PMVA.

Tags:,