Sorocaba fechou o mês de novembro na primeira colocação entre as cidades paulistas com população média de 600 mil habitantes que mais formalizaram. No ranking geral, o município ficou na quarta posição com um total de 416 formalizações realizadas pelo Espaço Empreendedor, perdendo apenas para São Paulo (7.026), Campinas (741) e Guarulhos (693).
Entre os setores que ajudaram a colocar Sorocaba no topo das cidades que mais formalizam está o de Estética e Beleza, com 37 empreendimentos que passaram a trabalhar legalmente. A cabeleireira Danielle Santos de Souza, do Jardim Lopes de Oliveira, foi uma das que decidiu mudar e deixar a informalidade no mês passado. Agora, seu salão está legal e ela pode contar, entre outros benefícios, com a cobertura da Previdência Social.
O Espaço Empreendedor foi criado pela Prefeitura de Sorocaba, concentrando uma série de ações e serviços voltados a facilitar a vida dos micro e pequenos empreendedores da cidade, oferecendo apoio aos trabalhadores, sejam eles formalizados ou não.
Ao todo, pouco mais de 1.000 sorocabanos foram atendidos no Espaço Empreendedor durante o mês de novembro, principalmente buscando informações sobre a documentação necessária e como proceder para se formalizar. Outros, buscaram orientações e informações sobre a emissão de guias como a Declaração Anual do Simples Nacional (DAS-Simei), além de esclarecimentos sobre a Declaração de Imposto de Renda.
Outro dado registrado pelo serviço, em novembro, foi a manutenção das mulheres na liderança dos empreendedores formalizados, com pouco mais de 53%.
No acumulado de 2015, já são mais de sete mil pessoas atendidas no Espaço Empreendedor, dos quais 3.696 formalizados. O atendimento na unidade é totalmente gratuito e não é preciso agendar horário. O Espaço Empreendedor fica na Av. Afonso Vergueiro, 1.927, bairro Santa Teresinha. Informações pelo telefone (15) 3229-2372.