Sorocaba é a cidade que mais formaliza no Estado
Por: claudio rostellato – crostellato@sorocaba.sp.gov.br
Considerando os municípios com população média de seiscentos mil habitantes, Sorocaba chegou ao topo do ranking dos que mais formaliza micros e pequenos empreendedores no Estado de São Paulo. Fica a frente, de cidades como Ribeirão Preto, São José dos Campos, Jundiaí, Osasco e Santo André, na Grande São Paulo.
Somente em agosto, o Espaço Empreendedor formalizou 426 pessoas, treze a mais que o mês anterior. São trabalhadores que deixaram a informalidade e, a partir de agora, contam com benefícios como a cobertura da Previdência Social. Entre os setores que mais tiveram formalizações em agosto estão: Cabeleireiro (64), Obras de Alvenaria (48), Comércio Varejista de Vestuário e Acessórios (32).
Ao todo, 915 trabalhadores foram atendidos no Espaço Empreendedor na busca de informações sobre a documentação necessária e como proceder para se formalizar. A unidade foi criada pela Prefeitura de Sorocaba exatamente para orientar e apoiar os pequenos empreendedores ou trabalhadores individuais por conta própria. Muitas pessoas buscavam orientações e informações sobre a emissão de guias como a Declaração Anual do Simples Nacional (DAS-Simei), além de esclarecimentos sobre a Declaração de Imposto de Renda.
No ranking dos municípios paulistas que mais formalizaram em abril, Sorocaba havia ficado em segundo lugar, atrás de Ribeirão Preto e à frente de cidades como Osasco, São José dos Campos e Santos.
No acumulado do ano, já são mais de cinco mil pessoas atendidas no Espaço Empreendedor, dos quais 1.997 formalizados. Criado pela Prefeitura de Sorocaba em agosto de 2012, o Espaço Empreendedor concentra uma série de ações e serviços voltados a facilitar a vida dos micros e pequenos empreendedores da cidade, oferecendo apoio aos pequenos empreendedores do município, formalizados ou não. O atendimento é totalmente gratuito e não é preciso agendar horário.
O Espaço Empreendedor fica à Av. Afonso Vergueiro, 1.927 – bairro Santa Teresinha.
Tags:Desenvolvimento Econômico
