Sorocaba é a 15ª cidade mais empreendedora do Brasil
Por: claudio rostellato – crostellato@sorocaba.sp.gov.br
Foto: Zaqueu Proença
Estudo realizado pelo Instituto Endeavor, aponta Sorocaba como a 15ª melhor cidade para empreender no Brasil. Foram avaliadas as 32 maiores cidades de 22 Estados. Ao todo, foram analisados 55 indicadores em sete segmentos: ambiente regulatório, mercado, inovação, acesso a capital, infraestrutura, capital humano e cultura empreendedora. Em vários desses itens, Sorocaba ficou à frente de cidades maiores e capitais.
As principais fontes de dados utilizadas para o diagnóstico são bases públicas, cuja publicação acontece por vezes com dois ou até três anos de defasagem, como, por exemplo, o Produto Interno Bruto de cada município, publicado pelo IBGE. No quesito Transporte Interurbano, por exemplo, Sorocaba ficou na quarta posição, com nota 6,79, atrás de São Paulo (1º lugar com 9,51), Rio de Janeiro (7,88) e Campinas (6,87, superando cidades como Curitiba, Belo Horizonte, São José dos Campos e Florianópolis.
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Geraldo Almeida, embora no global tenha ficado na décima quinta posição, em alguns segmentos, Sorocaba se posiciona na linha de frente, como em Infraestrutura, onde ficou com a segunda posição, com 7,36 pontos, perdendo apenas para a Capital paulista (nota 8,25).
O secretário entende que, a partir deste estudo, é possível ampliar as ações na melhoria do ambiente empreendedor, tornando Sorocaba não apenas mais competitiva, impulsionando as empresas já instaladas, como para atrair novos investimentos, melhorando as condições sociais e econômicas da população. “Com a nova lei de incentivos fiscais, aprovada recentemente, certamente Sorocaba será muito mais competitiva”, afirma.
Na avaliação das Condições Urbanas, que envolve temas como: acesso a internet rápida, preço médio do m2, custo médio da energia elétrica e taxa de homicídios para cada 100 mil habitantes, Sorocaba ficou em terceiro lugar, com nota 7,08, atrás de Joinville, a primeira colocada com 7,40 e Ribeirão Preto (7,34). Segundo o estudo, o preço médio do metro quadrado em Sorocaba foi de R$ 3.160.
Outro segmento onde Sorocaba se destacou foi Mercado. Aqui são avaliados o Desenvolvimento Econômico (PIB Total), Crescimento real médio do PIB (em 3 anos) e Clientes Potenciais (PIB per capta, Proporção entre Grandes Médias empresas e entre Médias/Pequenas e Compras Públicas (média por empresa). A cidade obteve a sexta colocação, com nota 7,04. Ficou à frente de cidades como Rio de Janeiro, São José dos Campos, Campinas, Florianópolis e Curitiba, entre outras grandes cidades brasileiras.
Em Desenvolvimento Econômico, onde São Paulo também ficou em primeiro com 8,22, Sorocaba ficou na sétima posição com 6,72, a frente de cidades como São José dos Campos, Campinas, Florianópolis, Curitiba e Porto Alegre. Neste ponto, são avaliados o PIB Total, Crescimento Real médio do PIB (3 anos) e Proporção de empresas exportadoras.
Outro indicador que projeta Sorocaba é Mão de Obra Básica. Aqui são considerados: Nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), nos anos finais (8º e 9º), Proporção de adultos com pelo menos ensino Médio completo, Taxa Líquida de Matrícula no Ensino Médio, Nota Média no Enem e Proporção de Matriculados no Ensino Técnico e profissionalizante. Liderado por Vitória (ES), com nota 7,99, o estudo coloca Sorocaba em sexto lugar, com 6,97, novamente à frente de cidades como Belo Horizonte, Curitiba, Rio de Janeiro e Porto Alegre.
O Índice de Cidades Empreendedoras tem como objetivo identificar os pontos fortes e fracos de cada cidade para ajudar os gestores públicos a oferecer as melhores condições para que seus empreendedores possam crescer. Confira abaixo a classificação completa das cidades mais empreendedoras do Brasil. O estudo completo pode ser acessado pelo portal https://endeavor.org.br/indice-cidades-empreendedoras-2015/
1 São Paulo (SP)
2 Florianópolis (SC)
3 Vitória (ES)
4 Recife (PE)
5 Campinas (SP)
6 São José dos Campos (SP)
7 Porto Alegre (RS)
8 Curitiba (PR)
9 Joinville (SC)
10 Rio de Janeiro (RJ)
11 Maringá (PR)
12 Ribeirão Preto (SP)
13 Belo Horizonte (MG)
14 Goiânia (GO)
15 Sorocaba (SP)
16 Caxias do Sul (RS)
17 Londrina (PR)
18 Uberlândia (MG)
19 Brasília (DF)
20 Blumenau (SC)
21 Campo Grande (MS)
22 João Pessoa (PR)
23 Aracaju (SE)
24 Salvador (BA)
25 Natal (RN)
26 Manaus (AM)
26 São Luis (MA)
28 Cuiabá (MT)
29 Belém (PA)
30 Fortaleza (CE)
31 Teresina (PI)
32 Maceió (AL)
Tags:Sedet
