Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/sorocaba-conquista-3a-colocacao-no-prefeito-empreendedor/
Acessado em: 30/11/2025 - 14h33

Sorocaba conquista 3ª colocação no Prefeito Empreendedor

Por: claudio rostellato – crostellato@sorocaba.sp.gov.br

Foto: Alexandre Lombardi - alombardi@sorocaba.sp.gov.br

Com os projetos desenvolvidos no Parque Tecnológico e na Agência de Inovação (Inova), Sorocaba se destacou mais uma vez na etapa paulista do Prêmio Prefeito Empreendedor. Na categoria Inovação e Sustentabilidade, a cidade ficou na terceira colocação, atrás de Dracena (1º) e Natividade da Serra. Este é o terceiro concurso seguido que Sorocaba fica nas primeiras colocações.

A solenidade de premiação, realizada na manhã desta sexta-feira (29), na sede do Sebrae, em São Paulo, contou com a participação do presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos, presidente do Sebrae-SP, Paulo Skaf, autoridades do Estado e municípios. O secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Geraldo Ameida, participou do evento representando o prefeito Antonio Carlos Pannunzio.

Realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Prêmio Prefeito Empreendedor tem o objetivo de reconhecer os gestores que promovem o desenvolvimento econômico e social de seus municípios, por meio do incentivo aos pequenos negócios locais. A cada dois anos, a premiação é concedida aos prefeitos de todo o Brasil e aos administradores regionais do Distrito Federal e de Fernando de Noronha.

Para Skaf, ao trabalhar em prol do crescimento dos pequenos negócios e do empreendedorismo, os gestores públicos mostram como contribuir para o ciclo virtuoso do crescimento, porque investir na pequena empresa é investir na geração de renda, empregos e inovação da cidade. “Num momento de grave crise política, em que interesses pessoais se sobressaem aos da Nação, é revigorante anunciar os vencedores do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor”, afirmou.

No Estado de São Paulo foram 423 projetos inscritos de 301 prefeituras (cada uma pôde inscrever até dois projetos, um em cada categoria), sendo que 346 projetos foram habilitados de 257 prefeituras. Os vencedores da etapa estadual concorrerão com todo o País para a premiação nacional, que ocorrerá em 10 de maio em Brasília. A lista completa dos vencedores http://prefeitoempreendedor.sebraesp.com.br[1]

O prêmio abrange oito categorias distintas:

Melhor Projeto (projetos de desenvolvimento de pequenos negócios locais de qualquer natureza que apresentem resultados provenientes de ações estruturadas e sistêmicas);

Pequenos Negócios no Campo;

Inovação e Sustentabilidade;

Inclusão Produtiva com Segurança Sanitária;

Desburocratização e Formalização;

Implementação e Institucionalização da Lei Geral;

Compras Governamentais de Pequenos Negócios;

Municípios Integrantes do G100 (melhor projeto para municípios com baixa renda per capita e com alta vulnerabilidade socioeconômica).

Endnotes:
  1. http://prefeitoempreendedor.sebraesp.com.br: http://prefeitoempreendedor.sebraesp.com.br/