Sorocaba é uma das 57 cidades que concorrem ao prêmio “Cidades Sustentáveis”, cujos vencedores serão anunciados nesta quarta-feira (3), em Brasília. O prefeito Antonio Carlos Pannunzio e o secretário de Meio Ambiente, Clebson Aparecido Ribeiro, participam da cerimônia que acontece às 14h30, no auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados.
De abrangência nacional, o prêmio é realizado pela Secretaria Executiva do Programa Cidades Sustentáveis (PCS), em parceria com a Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e Associação Brasileira de Municípios (ABM). A iniciativa visa estimular os gestores públicos para a criação, manutenção e atualização de observatórios em seus respectivos municípios, contendo indicadores, programas de metas e informações relevantes sobre políticas públicas voltadas à qualidade de vida e ao desenvolvimento sustentável, assim como reconhecer e valorizar as experiências bem-sucedidas.
Para o secretário Clebson Aparecido Ribeiro, o prêmio é mais um reconhecimento das políticas públicas implantadas e que refletem, diretamente, na qualidade de vida que a cidade oferece às pessoas. “Sorocaba atualmente é tida como uma das cidades mais ativas na construção das bases da sustentabilidade no Brasil. Este prêmio será mais um reconhecimento do trabalho que desenvolvemos”, afirma Ribeiro.
Sorocaba concorre na categoria cidades grandes, com população acima dos 500 mil habitantes. Entre os requisitos que a habilitam a concorrer ao prêmio está o Observatório da cidade, cujo link de acesso pode ser encontrado no portal da prefeitura; a realização de audiências públicas para o levantamento de propostas para a elaboração do Programa de Metas, e divulgação dos indicadores e metas para a população, por meio do portal da prefeitura, e imprensa em geral, além de eventos específicos.
O prêmio Cidades Sustentáveis é dirigido às 273 prefeituras signatárias do Programa Cidades Sustentáveis (PCS). Deste total, 53 cidades se inscreveram e concorrem ao prêmio. Serão premiadas quatro cidades, uma por categoria, considerando a divisão pelas seguintes faixas: Cidades pequenas, médias e grandes e metrópoles.
Os vencedores serão anunciados na quarta-feira, sendo três finalistas em cada uma das quatro categorias. A cidade vencedora de cada categoria receberá um troféu e um certificado distinguindo as ações implementadas. Dentre as 57 cidades inscritas, de 15 estados, 10 são capitais: Belém, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Porto Alegre, Rio Branco, Salvador, São Paulo, Teresina e Vitória.
As cidades participantes ganham visibilidade em materiais de divulgação e nos meios de comunicação, têm acesso a informações estratégicas, trocam experiências com outros municípios, além de se constituírem como referências exemplares de desenvolvimento sustentável. Os signatários também podem utilizar o selo Cidade Participante do Programa Cidades Sustentáveis em suas publicações.
Do estado de São Paulo, além de Sorocaba, participam do Programa outras 15 cidades: Assis, Barueri, Campinas, Guararema, Guarujá, Guarulhos, Itatiba, Limeira, Patrocínio Paulista, Santos, São Caetano do Sul, São Paulo, Taubaté, Tietê, Ubatuba. Para saber a lista completa das cidades e a metodologia do prêmio acesse o link:
http://www.cidadessustentaveis.org.br/downloads/arquivos/metodologia-premio-criterios.pdf
Cidades Sustentáveis
Ao aderir ao Programa Cidades Sustentáveis, a prefeitura de Sorocaba se comprometeu em promover a plataforma Cidades Sustentáveis e a prestar contas das ações desenvolvidas e dos avanços alcançados. Com isso, foi elaborado um diagnóstico da cidade com base nos eixos temáticos propostos pelo programa, contanto com o histórico de uma série de indicadores atualizados anualmente e seu Plano de Metas para a gestão 2013-2016.
Os indicadores de Sorocaba, bem como seu Plano de Metas, estão disponíveis por meio do portal da prefeitura www.sorocaba.sp.gov.br – banner Cidades Sustentáveis, parte inferior da página. São disponibilizadas informações das áreas de saúde, educação, cultura, meio ambiente, mobilidade, social, entre outros, em formato aberto para consulta e download por qualquer interessado.
O Programa
O Programa Cidades Sustentáveis é uma realização da Rede Nossa São Paulo, Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis e Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, e tem o objetivo de sensibilizar, mobilizar e oferecer ferramentas para que as cidades brasileiras se desenvolvam de forma econômica, social e ambientalmente sustentável.
Ele conta com uma plataforma que consiste em uma agenda de ações e iniciativas para a sustentabilidade das cidades, abordando as diferentes áreas da gestão pública, em 12 eixos temáticos, e incorpora de maneira integrada as dimensões social, ambiental, econômica, política e cultural. Maiores informações em www.cidadessustentaveis.org.br