Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/sorocaba-comemorou-o-primeiro-dia-internacional-das-cidades-educador/
Acessado em: 30/11/2025 - 07h13

Sorocaba comemorou o primeiro Dia Internacional das Cidades Educadoras

Por: Secom

Em junho de 2006, por meio da Lei nº 7.833, de 29 de junho de 2006, a Câmara Municipal autorizou o Poder Executivo a filiar-se à Associação Internacional das Cidades Educadoras – AICE, com o objetivo de fomentar e manter políticas públicas de intercâmbio nacional e internacional, colaborar em políticas, programas e projetos educacionais no Brasil e no exterior, formar redes territoriais e temáticas, compor Conselhos, Comitês e Diretorias, participar do Banco Internacional de Documentos, informando os programas e projetos desenvolvidos no âmbito do município de Sorocaba, nos termos da Carta das Cidades Educadoras.

Desde então, o município tem organizado seus programas e projetos pautados nos princípios da Carta das Cidades Educadoras. Nesse sentido, o primeiro projeto desenvolvido pela Secretaria da Educação foi o Roteiro Educador, projeto responsável por organizar as visitas monitoradas das escolas municipais aos espaços parceiros, objetivando a valorização de vínculos e aprendizados dos alunos, na cidade, para a cidade e com a cidade O projeto objetiva: fomentar a participação das escolas municipais no projeto; estreitar vínculos entre o meio social com os conteúdos de sala de aula e fortalecer as oportunidades educativas de reconhecimento local dos espaços culturais, históricos, sociais e ecológicos (suspenso desde 2015 por falta de recursos financeiros).

A partir de 2016, todo dia 30 de novembro será celebrado o Dia Internacional das Cidades Educadoras. Neste dia a AICE (Associação Internacional de Cidades Educadoras) busca contribuir para criar uma voz unida para a educação como uma ferramenta política de transformação social e queremos tornar visível o nosso compromisso com a cooperação internacional, a solidariedade e a aprendizagem entre cidades.

O prefeito enviou uma mensagem de apoio ao Dia Internacional das Cidades Educadoras endossando que Sorocaba “projeta seus futuros avanços com base em mudanças estruturantes que acelerem a construção de uma sociedade cada vez mais justa, igualitária e com qualidade de vida, e compreende a educação como um elemento norteador das políticas públicas da cidade, desde o planejamento urbano, da participação social, da ocupação dos espaços e equipamentos públicos, da mobilidade urbana, do meio ambiente, das ofertas de lazer, culturais e tecnológicas, entre outros”. http://www.edcities.org/dia-internacional/alcaldes/[1]

Para comemorar a data a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Educação e com o apoio do Parque Tecnológico, EMPLASA e a Câmara do Mercosul, realizou um encontro com representantes da região Metropolitana, Instituições de Ensino Superior, Secretaria da Educação, SEDET, EMPTS, etc.. e demais interessados, no Parque Tecnológico.

O evento contou com a leitura do Manifesto das Prefeitas e Prefeitos da Associação Internacional de Cidades Educadoras (em anexo – espanhol e português) proferida pelo Secretário da Educação de Sorocaba Profº Flaviano A. de Lima, a palestra “A importância das Cidades Educadoras no Contexto Regional” e com a apresentação dos cases: “Programa Escola Saudável” – Profº Luis Gustavo Maganhato / SEDU Sorocaba, “Projeto Kombiteka” – Sra. Adriana Albuquerque Fim/ SEDU Itapetininga, “Projeto Classe Hospitalar” – Profª Leila Chinelatto / SEDU Sorocaba”. Estiveram presentes no evento aproximadamente 30 pessoas.

Endnotes:
  1. http://www.edcities.org/dia-internacional/alcaldes/: http://www.edcities.org/dia-internacional/alcaldes/