Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/sorocaba-cidade-que-todos-amam-e-onde-todos-querem-estar/
Acessado em: 19/01/2026 - 16h29

*** Especial Sorocaba 364 anos *** – Sorocaba: cidade que todos amam e onde todos querem estar

Por: André J. Gomes

Em 2010, no censo mais recente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, Sorocaba registrava 586.625 habitantes. Hoje, a população estimada do município é de 659.871 habitantes. Em oito anos, a cidade ganhou 73.246 “novos sorocabanos”, sejam os nascidos aqui ou aqueles que para cá se mudaram em algum momento de suas vidas. Isso significa um crescimento de 9.155 pessoas ao ano, pouco mais de 762 ao mês e cerca de 25 novos habitantes ao dia.

Com tanta gente aqui chegando, criando raízes, estabelecendo-se e ficando, Sorocaba é uma das cidades que mais crescem no Estado de São Paulo. Mas por quê? Por quais motivos tantas pessoas escolhem a nossa cidade como sua casa?

Entre todas as respostas possíveis para essa questão, a mais elementar é o fato de que Sorocaba voltou a crescer e atrair empresas e investimentos externos, o programa de governo do prefeito José Crespo tem melhorado o município em áreas como saúde, educação, segurança e habitação. Tudo isso já faz do município uma das primeiras opções para quem procura um canto do mundo que reúna oportunidades de trabalho e crescimento, qualidade de vida e atenda suas expectativas pessoais de longo prazo.

Mas a resposta vai além do óbvio. Sorocaba tem se tornado uma cidade mais justa, fraterna e acolhedora também porque, em grande parte, a Prefeitura Municipal incentiva o bem-estar e a qualidade de vida de outras formas, sobretudo por meio do trabalho da Secretaria de Igualdade e Assistência Social (Sias), que põe em prática o que é determinado pelo Sistema Único de Assistência Social, o SUAS, modelo de gestão que operacionaliza as ações de assistência social em todo o País.

A Sias tem uma estrutura formada por setores de proteção social básica e especial, por mecanismos de vigilância socioassistencial, convênios e parcerias com gestão do SUAS para defender as pessoas e o seu direito a uma vida com segurança e qualidade. Hoje, 50 mil famílias são atendidas de alguma forma pela Sias, num total de 170 mil pessoas beneficiadas.

A proteção social básica previne riscos sociais e pessoais por meio de programas, projetos, serviços e benefícios a indivíduos e famílias em situação de vulnerabilidade social. Já a proteção social especial é para quem já está em situação de risco ou teve seus direitos violados por conta de abandono, maus tratos, abuso sexual, uso de drogas e outros casos.


O trabalho de proteção social básica acontece basicamente nas 11 unidades do Centro de Referência em Assistência Social, o Cras, que dão cobertura às diferentes regiões vulneráveis da cidade em conjunto com equipamentos como os Territórios Jovens, o Clube e a Chácara do Idoso e o Centro de Referência da Pessoa com Deficiência.

Já os serviços de proteção especial têm uma ligação estreita com o sistema de garantia dos direitos da pessoa, o que exige uma gestão muito próxima do Poder Judiciário, do Ministério Público e de outros órgãos e ações do Poder Executivo. São os casos do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI e o Programa de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, aplicados em todo o País e com resultados concretos também em Sorocaba, que tem hoje três unidades do Centro de Referência Especializado de Assistência Social, o Creas. Em conjunto com outros equipamentos, como o Centro POP – Casa Azul, que atende pessoas em situação de rua, a Vila Dignidade, o Centro de Referência do Idoso e o Centro de Referência da Mulher, o Creas tem ajudado a mudar para melhor a vida de muitas pessoas em situação de risco.

Em Sorocaba, a Secretaria de Igualdade e Assistência Social também efetua o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, com o objetivo de identificar e caracterizar as famílias que necessitam de algum tipo de benefício, permitindo que as equipes se aprofundem em suas demandas e ofereçam ajuda específica, além de oferecer ao governo um conjunto sólido de informações para formular políticas públicas efetivas, que realmente favoreçam a população necessitada.

Tudo isso tem feito de Sorocaba um destino melhor para todos, todos os dias, de todas as formas. Uma terra humana e educadora, que respeita as diferenças, que acolhe e abraça. Um município escolhido por muitos, uma cidade que todos amam e onde todos desejam estar.