Sorocaba atinge a meta de vacinação contra a gripe

Por: André Reis - areis@sorocaba.sp.gov.br

Cidade recebeu nova remessa de vacinas. Em oito UBSs a vacinação acontecerá a partir de 12h de segunda-feira (23).

 

A campanha de vacinação contra o vírus da Influenza, causador da gripe, foi prorrogada até o dia 31 de maio em Sorocaba para os grupos de risco priorizados conforme orientação técnica do Ministério da Saúde. O município já atingiu a meta e vacinou 84,93% da população considerada público-alvo. Três grupos prioritários não atingiram a meta: as gestantes; crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias; e trabalhadores da saúde. Nesta sexta-feira (20), a Secretaria da Saúde de Sorocaba (SES) recebeu uma nova remessa com 21 mil doses da vacina.

De acordo com a parcial divulgada nesta sexta-feira pela Divisão de Vigilância Epidemiológica (DVE), até o dia 18 de maio, foram vacinadas 107.370 pessoas, das 126.423 que devem receber a dose.

A cidade estava com o estoque de vacinas zerado e chegou a faltar doses em oito unidades. A chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica (DVE) da SES, Renata Guida Caldeira, explica que com a chegada de uma nova remessa de vacinas, no final da tarde, a entrega nas 31 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) será realizada na manhã de segunda-feira.

Renata orienta as pessoas que ainda não receberam a vacina, para que procurem uma das UBSs. Nas unidades que tiveram as doses esgotadas, a vacinação ocorrerá a partir de 12h de segunda-feira. São elas: Vila Barão, Vila Santana, Escola (Vergueiro), Wanel Ville, Cerrado, Maria do Carmo, Mineirão e Simus.

 

Meta atingida

Conforme a prévia divulgada pela DVE, o município atingiu a meta estabelecida de público-alvo e vacinou 84,93%. Levando em conta os chamados grupos prioritários, adultos com mais de 60 anos são os que mais procuraram pela vacina, no período de 30 de abril até o dia 18 de maio, foram 63.474 doses aplicadas, o que representa a imunização de 96,31% das 65.906 pessoas que integram este público.

Em seguida, estão as puérperas (após 45 dias de gestação). Houve vacinação de 984 delas, indicando 87,78% do total (1.121). E das 35.629 crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias, 28.368 (79,62%) foram vacinadas.

No caso das gestantes foram aplicadas 4.085, sendo 59,90% das 6.820 grávidas. Já os trabalhadores da Saúde foram imunizados 63,65% dos 16.947. No que se refere aos portadores de doenças crônicas não transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais, 22.071 pessoas foram vacinadas, que não estão incluídas nas estatísticas oficiais.

O diretor da Área de Vigilância em Saúde da SES, Rafael Reinoso, destaca que três grupos prioritários não atingiram a meta ainda, que são as gestantes, as crianças e os trabalhadores em saúde. “Volto a reforçar que esses grupos devem aproveitar esse período para receber a dose”, ressalta.

A DVE orienta que a carteira de vacinação precisa ser apresentada no ato da imunização. Quem tem doenças crônicas e recomendação para ser imunizado, precisa levar ainda receita médica ou identificação de medicamento usado em tratamento recente (no máximo um ano atrás).

Na próxima quarta-feira, dia 25, será divulgada mais uma prévia da vacinação com dados referentes ao período de 19 a 24 de maio.

 

 

Tags:,