Em 2000, a Organização das Nações Unidas estabeleceu 8 ODM, que devem ser atingidos por todos os países até 2015
Sorocaba sediou nesta quinta-feira (30) o Seminário de Mobilização da Região de Sorocaba em prol dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) – programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), na sede do Clube Atlético Sorocaba. Na ocasião, a vice-prefeita Edith Di Giorgi, secretária de Desenvolvimento Social (Sedes), assinou um termo de adesão à agenda de compromissos dos ODM.
Realizado pelo Movimento pela Cidadania e Solidariedade – “Nós Podemos SP”, o objetivo do encontro foi de envolver toda a sociedade para dialogar e fortalecer os ODM no cumprimento das metas e acompanhamento dos indicadores e dar visibilidade às ações e iniciativas que já acontecem nos municípios.
“Sorocaba se sente honrada em sediar este seminário. Aqui podemos dividir as boas experiências com os municípios da nossa região. E esse trabalho em rede é fundamental para conseguirmos atingir resultados melhores para as nossas cidades”, destacou a vice-prefeita.
Edith ainda citou a realização do 2º ciclo do Selo Social em Sorocaba, que é uma estratégia para estimular boas iniciativas e reconhecer o trabalho de entidades, empresas e órgãos públicos que estão promovendo o desenvolvimento social do município, utilizando indicadores baseados nos oito ODM.
“No Selo Social já trabalhamos nesta mesma linha, identificando em quais objetivos do milênio as instituições participantes impactam e capacitando cada uma delas para melhorar ainda mais o projeto social”, completou.
Os Objetivos do Milênio estabelecidos pela ONU são: combate à fome e à miséria; acesso à educação básica de qualidade para todos; igualdade entre sexos e a valorização da mulher; redução da mortalidade infantil; melhoria da saúde das gestantes; combate à Aids, à malária e a outras doenças; qualidade de vida e respeito ao meio ambiente, e a união de toda a sociedade em prol do desenvolvimento.
Em seguida, Carlos Roberto de Almeida França, da Fundação Seade, apresentou dados socioeconômicos da região de Sorocaba, como PIB, situação de vulnerabilidade da população e o Índice Paulista de Responsabilidade Social.
“A Fundação Seade mantém desde 2010 um sistema de dados para acompanhamento do cumprimento das metas das cidades do Estado. Isso é importante para medir o caminho que estamos trilhando”, afirmou.
Em seguida, foi realizada uma apresentação dos resultados das oficinas de mobilização do Núcleo ODM de Sorocaba, apresentação de boas práticas dos municípios e um diálogo sobre as principais demandas da região.
Ao final foi realizado o lançamento do Prêmio ODM do Estado de São Paulo. “É importante que vocês participem, não apenas pelo reconhecimento e pela visibilidade à ONU, mas também é oferecida ajuda técnica e financeira para a evolução do projeto”, esclareceu Nancy Alemany, da Secretaria Executiva do Movimento Estadual do Instituto “Nós Podemos São Paulo”. Informações sobre o prêmio pode ser conferido no site http://www.nospodemos.org.br.