Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/sombras-de-arvore-nas-calcadas-do-centro-chama-a-atencao-para-a-impor/
Acessado em: 30/11/2025 - 23h42

Sombras de árvore nas calçadas do Centro chamam a atenção para a importância da arborização

Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br

O funcionário público Mario César Oliver foi ao Centro de Sorocaba na manhã desta segunda-feira (16) por um único motivo: ele ouviu na rádio a respeito da intervenção urbana com sombras de árvore nas calçadas da rua São Bento e da rua XV de Novembro e achou a ideia genial. Fotógrafo “nas horas vagas”, ele foi registrar a ação educativa preparada pela Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema).

A atividade faz parte da programação especial em comemoração ao Dia da Árvore (21 de setembro), com o objetivo de chamar a atenção das pessoas que circulam pelo local e promover a reflexão sobre a necessidade de ampliação da arborização na cidade. Para isso na noite de domingo (15), uma equipe da Sema realizou a pintura das sombras das árvores nas calçadas, entre a rua Padre Luiz e a rua Barão do Rio Branco. A tinta utilizada é natural, feita com terra e água.

“Fiquei curioso quando ouvi na rádio a respeito dessa intervenção urbana e vim aqui fazer fotos. Chamar a atenção das pessoas pela causa ambiental desta maneira criativa foi demais”, elogiou Mario, que é colaborador do Sorocaba Plural e faz parte do projeto Repórter Cidadão.

Na manhã desta segunda-feira, a equipe de Educação Ambiental da Sema também realizou uma ação com os motoristas que passaram pelo Centro com uma faixa com os dizeres “Plante uma árvore. Não corte”, que também continha informação sobre a doação de mudas, que é realizada de forma permanente no viveiro municipal do Parque Natural “Chico Mendes”.

Além da beleza, as vantagens de se ter uma cidade arborizada são diversas, ainda mais numa cidade quente como Sorocaba. As árvores são um dos maiores ícones representativos da natureza e um dos bens mais valiosos. Elas são as responsáveis por regular a temperatura, servem de abrigo e produzem alimentos para diversos seres vivos, absorvem ruídos, reduzem a circulação do vento, controlam a erosão do solo, renovam o oxigênio do ar e filtram as partículas sólidas em suspensão provenientes de agentes poluidores.