Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/situacao-da-rua-victor-gomes-correa-sera-resolvida/
Acessado em: 20/01/2026 - 18h57

Situação da rua Victor Gomes Corrêa será resolvida

Por: Carlos Lara - imprensa@saaesorocaba.sp.gov.br

         A rua Victor Gomes Corrêa, localizada no bairro de Brigadeiro Tobias, está sofrendo as consequências de mais  um período de chuvas intensas, em decorrência do carreamento de terra pelas águas e o consequente entupimento das bocas-de-lobo e galerias de águas pluviais.

         De acordo com o diretor-geral do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba, Ronald Pereira da Silva, que esteve no local na tarde desta quinta-feira (19/01) para conhecer o problema e conversar com os moradores, juntamente com uma equipe da Defesa Civil, “será necessária a intervenção de outras secretarias da Prefeitura para que a situação seja resolvida, conforme determinou o prefeito José Crespo”.

         A origem do problema, de acordo com o diretor-geral da autarquia, está em três áreas particulares existentes entre os números 500 e 700, num ponto alto da rua, cujos morros foram desmatados e passaram por intervenções de terraplenagem por seus proprietários. “Desta forma, em períodos de chuvas intensas, como o que estamos atravessando, a terra que se transforma em barro desce dos morros desmatados e invade a rua, entupindo as galerias de águas pluviais”, explica Ronald.

         Ontem, a autarquia estava concluindo mais uma desobstrução das galerias de águas pluviais, formadas por tubos de 1,5 metro de diâmetro, quando ocorreram as chuvas e novamente a terra desceu pela rua e inutilizou todo o trabalho realizado. Nesta quinta-feira, equipes da autarquia passaram o dia todo realizando a limpeza da rua, com a remoção de barro e mato, intervenção que terá continuidade nos próximos dias.

         “Diante dessa situação, na próxima semana vamos nos reunir com as secretarias da Fazenda (Fiscalização), Meio Ambiente, Jurídico e mais a Defesa Civil, para darmos uma solução a esse caso, visto que são áreas particulares que estão recebendo intervenções irregulares e que causam prejuízos aos cidadãos residentes na rua e à autarquia, pois as galerias estão sendo obstruídas e danificadas, e, desta forma, vamos precisar de medidas conjuntas para uma solução”, enfatiza Ronald Pereira.