Sistema de Informação a Saúde (SIS) passará por atualização
Por: Pedro Guerra – pguerra@sorocaba.sp.gov.br
Secretaria da Saúde informa que preenchimento de fichas de atendimento será feito manualmente no fim de semana
A partir das 17h desta sexta-feira (17), o Sistema de Informação a Saúde (SIS) utilizado pela Prefeitura de Sorocaba em unidades de saúde passará por atualização. Em razão disso, o preenchimento de fichas será feito manualmente, por servidores da Secretaria da Saúde (SES).
A previsão da empresa que faz o serviço é que o sistema retorne à normalidade na segunda-feira (20), às 7h. “Com isso serão afetadas a UPHs (Unidade Pré-Hospitalar) Zona Oeste e Norte, os PAs (Pronto-Atendimento) Brigadeiro Tobias, São Guilherme e Laranjeiras”, esclarece a chefe de Seção da Área de Atenção à Saúde da SES, Tatiane Santos de Lazari.
O SIS é um sistema eletrônico em que constam todas as informações do paciente. Assim que a pessoa chega nas unidades de saúde, por meio da apresentação de um documento de identificação, é feita a ficha de atendimento. “Desde a seu primeiro atendimento, seja em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou de urgência e emergência, os dados do paciente estão no SIS. Isso facilita o acompanhamento”, afirma.
Entre as informações do paciente que constam no sistema, estão todas as vezes que ele passou por atendimento em qualquer unidade de saúde da rede municipal. “Caso tenha sido atendido pela primeira vez na UBS da Vila Jardini e depois foi procurar a UPH Zona Norte, tudo consta na ficha do SIS. Inclusive os exames laboratoriais, caso o paciente tenha realizado algum”, complementa Tatiane.
A atualização do SIS não vai afetar a UPH da Zona Leste e a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) do Éden, uma vez que essas duas unidades têm sistema eletrônico de atendimento próprio.
