SIAS registra quase 20% de aumento nos atendimentos às famílias com deficientes
Por: Secom / Sias
Foto: Emerson Ferraz
A Secretaria de Igualdade e Assistência Social (Sias), registrou aumento 18,93% no numero de atendimento às famílias em situação de pobreza que têm um de seus membros com deficiência. As famílias que se encaixam nos requisitos exigidos pelo Governo Federal passam a receber Beneficio de Prestação Continuada Deficiente (BPC Deficiente). Em Sorocaba, foram identificadas 3.387 famílias, e 81,98 % já foram cadastradas.
De acordo com a Sias, esse aumento se deu pelas ações programadas pela pasta para se buscar todas as famílias que se encaixam no perfil. “Nós estamos fazendo um trabalho de campo, que chamamos de busca-ativa, para tentar localizar todas essas famílias. Fomos nos endereços que nos foram permitidos, mas ainda temos cerca de 610 famílias para cadastrarmos”, explica a secretária de Igualdade e Assistência Social, Cíntia de Almeida.
Segundo o Chefe de Divisão de Vigilância Socioassistencial da Sias, Cristiano Vaz, “esse aumento substancial nos atendimentos mostra que as famílias estão sendo assistidas cada vez mais pela Politica Municipal de Assistência Social, não só pela vulnerabilidade de renda e trabalho, mas também nas outras demandas das Famílias como saúde e moradia”, diz.
As famílias que ainda não foram localizadas e cadastradas podem se dirigir aos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS), aos Centros de Referência Especial de Assistência Social (Creas), ao Centro de Referência da Mulher (Cerem) e ao Centro de Referência do Idoso (CRI).
De acordo com o Decreto Nº 8.805, de 07 de julho de 2016, o principal requisito para a concessão, a manutenção e a revisão do benefício é que a família esteja inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – CadÚnico.
Muito Mais Por Sorocaba!
Tags:Igualdade
