Com o objetivo da criação de um protocolo de atendimento a pessoas em situação de rua, a Secretaria de Igualdade e Assistência Social (Sias) em parceria com a Secretaria de Relações Institucionais e Metropolitanas (Serim), promoveu a segunda edição do encontro, nesta terça-feira (12).
A reunião debateu a exposição e a situação crítica em que os moradores de rua se encontram em toda a região metropolitana e discutiu políticas públicas que podem amenizar esses problemas.
Para compor a mesa de frente que promoveu o debate, estavam presentes os secretários Marinho Marte e Alexandre Hugo, que ressaltaram a necessidade de mais encontros como esse e a importância do tema escolhido.
“Nós tivemos problemas antigos em Sorocaba, onde a redução de custos impedia o progresso desse trabalho. Hoje, temos como foco a valorização do profissional de assistência social e fazer com que a população saiba da sua necessidade”, afirma o secretário da SIAS sobre a importância dos profissionais que estavam presentes no seminário.
Sobre a necessidade de atenção aos moradores de rua, Alexandre Hugo acredita que essa situação seja um problema que precisa ser encarado em conjunto por toda região metropolitana. “Existe uma delicadeza em lidar com a pessoa em situação de rua; não basta retirar das ruas, precisamos inseri-los no mercado de trabalho e principalmente no convívio da sociedade como um todo”, completa.
César Calixto, secretário de Promoção e Desenvolvimento Social da cidade de Itu também compareceu ao evento e estava representando o presidente do conselho da região metropolitana, Guilherme Gazzola.
O encontro contou com a presença da psicóloga e chefe da divisão de proteção social especial, Fernanda Abrame, que falou sobre as especialidades do profissional de assistência social e propôs algumas dinâmicas para refletir sobre a necessidade do tema. Além da palestra, o evento promoveu uma roda de debates sobre o assunto.