A Secretaria de Igualdade e Assistência Social (Sias) promoveu nesta quinta-feira (20) um encontro com municípios da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) sobre o Protocolo de Atendimento a Pessoas em Situação de Rua (PSR). Participaram do encontro representantes de Itapetininga, Cerquilho, Iperó, Itu, Porto Feliz e São Miguel Arcanjo, que apresentaram quais procedimentos estão utilizando para atender pessoas nessas condições.
O atendimento das cidades segue as normas estabelecidas pelaPolítica Nacional de Assistência Social – PNAS, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome – MDS. Nesse contexto, durante o encontro os municípios descreveram as ações que têm realizado para se adequar ao que foi proposto no protocolo. Além disso, por ser referência no atendimento a pessoas em situação de rua, Sorocaba pôde compartilhar experiências e dar orientações a outras cidades.
De acordo com a Secretária de Igualdade e Assistência Social, Cíntia de Almeida, os bons resultados alcançados por Sorocaba só são possíveis graças ao investimento em uma equipe de acolhimento tão capacitada. “O governo José Crespo tem realizado esforços muito significativos, nunca antes vistos em outra gestão municipal, no que se refere às pessoas em situação de rua. O protocolo é um desses exemplos”, afirma. Cíntia também reforça que o período de abrigamento dessas pessoas se dá por até 180 dias, e que possuem assistência psicológica e programas de inserção no mercado de trabalho.
O protocolo de Atendimento à Pessoas em Situação de Rua tem como objetivo qualificar e nortear o atendimento a esta população por meio da integração e comprometimento dos envolvidos, atendendo à Política Nacional para a População em Situação de Rua. A partir disso, é possível alinhar ações que garantam o atendimento a essa população nos diferentes municípios.
Muito mais por Sorocaba!