Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/sias-promove-a-9a-conferencia-municipal-da-assistencia-social/
Acessado em: 30/11/2025 - 03h34

Sias promove a 9ª Conferência Municipal da Assistência Social

Por: Laura Souza (Programa de estágio) - Supervisão: Marcelo Andrade

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Igualdade e Assistência Social (SIAS), em parceria com o CMAS, COMSUASS, CRESS, Banco de Alimentos, CRP e com alguns trabalhadores das organizações da sociedade civil, realizou nesta sexta-feira (20) a 9ª Conferência Municipal Democrática da Assistência Social. O debate, que teve como tema principal a Assistência Social: Direito do Povo, com Financiamento Público e Participação Social, aconteceu na sede do Sindicato dos Metalúrgicos e contou com a presença de mais de 400 pessoas.

Neste ano, a Conferência teve sua abordagem ainda mais voltada à participação popular, já que, pela primeira vez, os usuários e trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) tiveram uma tribuna livre. No total, cerca de 25 pessoas puderam expor suas opiniões sobre o trabalho de assistência social aos representantes presentes ao evento.

A Conferência, antes realizada a partir de regulamentos formais previamente estabelecidos, hoje conseguiu colocar as mais diversas opiniões para debater as melhorias necessárias nas políticas públicas, de modo que a população tenha mais acesso aos seus direitos. A mobilização pela participação popular ocorreu nas unidades Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) da cidade e, também, em algumas organizações da sociedade civil, que realizaram as chamadas pré-conferências.

Além das tribunas, também foram discutidos os três temas destaques: Assistência Social é um direito do cidadão e dever do Estado; Política pública tem que ter financiamento público; A participação popular garante a democracia e o controle da sociedade.

De acordo com o titular da SIAS, Paulo Henrique Soranz, o evento é um momento fundamental para que as pessoas enxerguem e ouçam aquilo que as demais têm a dizer “Essa construção faz parte da base que é fundamental para orientar nossos trabalhos. Então, fico feliz em ver uma conferência tão mobilizada e com tanta expressão como essa que foi feita hoje”, ressaltou.

Na conferência foram eleitos os delegados que defenderão as deliberações de  Sorocaba nas conferências estadual e nacional, marcadas para os próximos meses. O evento ainda contou com a tradução na Língua Brasileira de Sinais (Libras) e apresentações de música, batalhas de Rap e dança, protagonizadas por usuários dos CRAS Ana Paula Eleutério e da Casa Azul/Centro Pop.