Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/setores-de-beleza-puxam-formalizacoes-no-espaco-empreendedor/
Acessado em: 01/12/2025 - 17h07

Setores de beleza puxam formalizações no Espaço Empreendedor

Por: claudio rostellato – crostellato@sorocaba.sp.gov.br

Desde janeiro deste ano o Espaço Empreendedor tem registrado uma média de 350 formalizações mensais de pequenos empreendedores ou trabalhadores individuais por conta própria. O que chama a atenção é o crescente volume de profissionais que procuram regularizar seus trabalhos nos setores de beleza, estética, tratamento e corte de cabelo. Eles estão sempre entre os primeiros no ranking das formalizações.

Só no mês de agosto, das 426 pessoas que deixaram a informalidade via Espaço Empreendedor, 64 são proprietárias de salões de beleza (estética, cabelo, mãos e pés). São pessoas que trabalhavam informalmente e se estabeleceram profissionalmente para poder melhorar o atendimento à clientela, inclusive gerando empregos e oportunidade de prestação de outros serviços. Na sequência estão os setores de Obras de Alvenaria (48), Comércio Varejista de Vestuário e Acessórios (32).

A paixão pela estética levou Eny Mussi Leal, do Jardim das Flores, a buscar capacitação para poder trabalhar no setor que mais lhe fascinava. Ela se matriculou no curso de estética corporal oferecido pela Uniten e, após concluir o treinamento, começou a trabalha atendendo principalmente as amigas na própria casa.

Com o sucesso profissional Eny procurou o Espaço Empreendedor, se formalizou, abriu um salão e, além de contar com ajuda de uma parceira, Keize Mara Forte, proporciona oportunidade de trabalho para mais uma profissional que trabalha com acupuntura. “Amo o que faço. Procuro aprender cada vez mais e, agora, estou fazendo faculdade de estética”, conta a empresária.

Morador da Vila Gabriel, o cabeleireiro Juarez Tavares Medeiros é outro sorocabano que contou com apoio do Espaço Empreendedor para deixar a informalidade e poder abrir seu salão. Com um empréstimo de R$5.000,00 obtido junto ao Banco do Povo Paulista, está equipando o salão para poder trabalhar na profissão que abraçou.

A designer de unhas, Tatiana Alves, do Jardim Bonsucesso, também engrossa essa estatística dos profissionais do setor de beleza formalizados. Além de contar com ajuda do Espaço Empreendedor para deixar a informalidade, contou com apoio do Banco do Povo para comprar equipamentos e reformar a sala da casa, que foi transformada em salão. “Já trabalhava há cinco anos e decidi que era hora de me formalizar, de crescer”, afirmou.

 

Expo-beleza

O crescente aumento dos micros e pequenos empreendedores no segmento de beleza e estética levou a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), organizar a “1ª Expo Beleza”. O evento está programado para o dia 30 de novembro, na própria Uniten, e deve levar uma série de atividades aos profissionais que atuam nesses setores.

O segmento de beleza vem num acelerado processo de crescimento no Brasil. Segundo estatística do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), aproximadamente 342 mil salões de beleza são formalmente registrados no Brasil e, destes, 286 mil são microempreendedores individuais (MEI). O setor de beleza movimenta algo em torno de R$ 40 bilhões por ano e atrai cada vez mais adeptos, principalmente empreendedores de bairro.

A ideia da Expo Beleza é oferecer a esses profissionais, principalmente àqueles que estão iniciando sua atividade, um suporte completo. Muitos desses profissionais se formaram nos cursos realizados pela Uniten e nesse evento terão informações que poderão ajudá-los na abertura, organização e crescimento de suas empresas.

Na Expo-Beleza, além de atendimentos individuais e coletivos, serão realizadas palestras, consultorias, workshops e toda a assessoria necessária para orientar os interessados em investir nesse segmento. Os empreendedores poderão esclarecer dúvidas de como proceder para começar ou melhorar seu próprio negócio, ou ainda de como fazer dele uma ferramenta de sucesso.

Outros serviços também estarão à disposição dos empreendedores, como informações sobre financiamentos junto ao Banco do Povo Paulista, orientação sobre formalização, bem como palestras, workshops, além da oportunidade de fazer novos contatos por meio da oficina network e aprender com os melhores profissionais do ramo.

Criado pela Prefeitura de Sorocaba, o Espaço Empreendedor concentra uma série de ações e serviços voltados a facilitar a vida dos micros e pequenos empreendedores da cidade, oferecendo apoio e orientação para quem é formalizado ou não. O atendimento é totalmente gratuito e não é preciso agendar horário.

O Espaço Empreendedor fica à Av. Afonso Vergueiro, 1.927 – bairro Santa Teresinha.