Nos 390.352 agendamentos feitos nos primeiros cinco meses de 2016, índice de absenteísmo foi de 24,1%. Cada unidade agenda em média quatro consultas médicas por hora e, segundo a SES, faltas não comunicadas atrapalham programação de atendimentos
A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES), agendou para o período de janeiro a maio deste ano 390.352 consultas médicas nas 31 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade. Nesse mesmo período, o absenteísmo foi de 94.256, ou seja, 24,14% dos pacientes não compareceram à consulta.
O coordenador de regionais da SES, Fábio André da Cruz Venning, explica que cada unidade agenda quatro consultas por hora e, quando há faltas, atrapalha toda a programação de agendamentos do dia. “O número de faltas é muito grande. Se cada paciente avisasse com antecedência, poderíamos fazer remanejamento de pacientes e, com isso, diminuir até mesmo o tempo de espera”, explica.
Cada UBS tem uma forma de agendamento, de acordo com a realidade de cada região onde está instalada. Em algumas delas, a demanda de consulta é grande e, com isso, a espera após o agendamento acaba sendo maior do que o esperado. Desta forma, é importante a conscientização do paciente para que, caso desista do atendimento, desmarque a consulta e, com isso, outros possam ser atendidos.
Regiões
A região Noroeste, composta pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da Vila Barão, Lopes de Oliveira, Maria Eugênia, Nova Esperança e Parque São Bento, é a que mais agendou consultas médicas para os cinco primeiros meses do ano: foram 75.281. Dessas, o absenteísmo foi de 19.422 (25,80%).
A segunda com o maior número de registro foi a Sudoeste, composta pelas unidades do Cerrado, Márcia Mendes, Jardim Simus, São Guilherme, Sorocaba I e Wanel Ville. Foram agendadas 73.449 e houve 19.735 (26,85%) faltas.
Em seguida, vem a região Norte da cidade, formada pelas unidades Habiteto, Laranjeiras, Paineiras, Ulisses Guimarães e Vitória Régia, com 70.400 agendamentos e absenteísmo de 19.139 (27,18%).
Na região Centro-Sul, onde estão as unidades da Barcelona, Escola, Vila Haro, Hortência e Vila Santa, foram agendadas no período 57.120 consultas; o absenteísmo foi de 13.306 (23,29%).
Já a região Leste é formada pelas unidades de Aparecidinha, Brigadeiro Tobias, Cajuru, Éden e Sabiá. Foram 57.310 consultas agendadas e o absenteísmo somou 8.027 (14%). Na região Centro Norte, formada pelas unidades da Vila Angélica, Vila Fiore, Maria do Carmo, Mineirão e Nova Sorocaba, foram 56.792 agendamentos e 14.627 (25,12%) registros de absenteísmo.
Especialidades
Para o mesmo período, de janeiro a maio de 2016, a Policlínica Municipal “Dr. Edward Maluf”, situada na Avenida Roberto Simonsen, no Jardim Santa Rosália, registrou um índice de absenteísmo menor que o de consultas médicas em UBSs: 13,09%. Foram agendadas 55.055 consultas, para Especialidades médicas como angiologista, cardiologista, cirurgião cabeça e pescoço, cirurgião cardiovascular, cirurgião geral, cirurgião pediátrico, cirurgião plástico, cirurgião torácico, coloproctologista, dermatologista, cirurgia vascular, endocrinologista, gastroenterologista, geneticista, geriatria, ginecologia e obstetrícia, hematologista, mastologista, nefrologista, neurocirurgião, neurologista, oftalmologista, oncologista clínico, ortopedista, otorrinolaringologista, pediatria, pneumologista, urologista.
O coordenador da Policlínica, Rodolfo Pinto Machado de Araújo Filho, destaca que é importante que os pacientes mantenham o cadastro atualizado, principalmente o contato telefônico, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), o que facilita na hora do agendamento. “Se eventualmente o paciente não puder comparecer à consulta, é importante que nos avise para que possamos chamar outro e, com isso, mantemos a média de atendimento”, explica.