SES reforça ações preventivas contra Aids/DSTs no carnaval
Por: Eduardo Santinon – esantinon@sorocaba.sp.gov.br
A Secretaria da Saúde (SES) de Sorocaba intensificará as ações de prevenção contra a aids e doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) durante o período de carnaval. Uma cota extra de 30 mil preservativos masculinos foi disponibilizada para distribuição em eventos alusivos à data. A iniciativa é coordenada pelo Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) – antigo Coas -, que integra o Programa Municipal de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST/Aids) do município.
A ação preventiva será desencadeada a partir de sexta-feira (05), em parceria com o Grupo de Educação à Prevenção Contra a Aids em Sorocaba (Gepaso). Além de preservativos masculinos, as equipes da entidade também distribuirão sachês de gel, além de cartazes, bandanas e ventarolas, contendo mensagens alusivas à prevenção. “O carnaval é uma data importante na questão preventiva. Muita gente comete excessos e isso justifica uma ação diferenciada”, destaca Adriana Michel Vieira Martinez, coordenadora do CTA.
O material da campanha será disponibilizado em eventos como o Baile de Carnaval da Melhor Idade e durante a passagem do bloco carnavalesco “Depois a Gentes se Vira”, na sexta-feira (5).
Durante os dias úteis, os preservativos estão disponíveis em todas as 31 Unidades Básicas de Saúde (UBSs). “Por mês, a SES repassa um lote de mais de 50 mil preservativos para reposição de estoques dessas unidades”, adianta Adriana. Ela alerta, ainda, quanto à importância em adotar métodos contraceptivos, não apenas para evitar gravidez indesejada, mas, sobretudo, o contágio por doenças. “Vale lembrar que a chamada pílula do dia seguinte não é um método contraceptivo e, sim, uma medida a ser adotada em último caso e mediante recomendação médica, uma vez que provoca efeitos colaterais.”
Atendimento
Durante os quatro dias de carnaval, de sábado (6) a terça-feira (9), as UBSs estarão fechadas, assim como a sede do CTA, na Rua Manoel Lopes, 220, Vila Hortência, onde também opera o Serviço de Assistência Municipal Especializada (Same). Por esse motivo, o teste convencional para detecção da Aids, disponível nessas unidades, não será oferecido durante a folia de Momo. “Durante as festas, o objetivo é a prevenção. Para o pós-carnaval, a tendência é ter aumento na procura por esses testes e já estamos preparados para isso”, detalha Adriana.
A orientação é para que, em casos de emergência durante o carnaval, o folião procure atendimento nas Unidades Pré-Hospitalares (UPHs) Norte, Leste e Oeste (pediátrica), na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) 24 Horas do Éden ou nas Unidades de Pronto-Atendimento (PAs) São Guilherme e Laranjeiras. “Quanto aos casos de suspeita de Aids/DSTs, a recomendação é ir às UPHs Leste e Norte, onde haverá equipe que recebeu treinamento especializado para assistência e demais orientações”, frisa. O expediente normal nas unidades da rede municipal será retomado já no início da manhã da quarta-feira de Cinzas (10).
O CTA
O CTA funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, no prédio onde também opera o Serviço de Assistência Municipal Especializada (Same). A unidade conta com equipe multiprofissional e oferece atendimento individual de aconselhamento em DST/HIV/Hepatites Virais, realiza testagem rápida para HIV, Sífilis e Hepatites Virais – com possibilidade de anonimato -, além de campanhas educativas com foco na prevenção das DST/HIV/Hepatites, por meio de parcerias, distribuição de insumos de prevenção e materiais educativos. O telefone de contato é o (15) 3232.2200.
Tags:Carnaval, DST/Aids, Saúde
