Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/ses-realiza-oficina-de-humanizacao-no-atendimento-administrativo/
Acessado em: 30/11/2025 - 05h13

SES realiza oficina de humanização no atendimento administrativo

Por: Eduardo Santinon – esantinon@sorocaba.sp.gov.br

 

A Secretaria da Saúde de Sorocaba (SES) promove, a partir desta quinta-feira (7), uma Oficina de Implementação da Política Nacional Humanização, com o objetivo de melhorar a qualidade do atendimento nas unidades de saúde da rede municipal. O secretário da Saúde, Francisco Fernandes, fará a abertura do evento, a partir das 8h15, no auditório da Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), no Alto da Boa vista.

Num primeiro momento, em abril, serão capacitadas as equipes que atuam nos setores administrativos da SES, depois, em maio, os enfermeiros e, por último, os coordenadores de unidades, em junho. Segundo a supervisora de Área da Saúde da SES, Diéssika Falleiros, cada turma participará de três encontros semanais: “A Política Nacional de Humanização já é implementada em Sorocaba e com essa oficina queremos qualificar os procedimentos adotados”, enaltece.

Durante o treinamento, cada público-alvo receberá orientações quanto à comunicação e expressão, ética profissional e relações de trabalho, além de empreendedorismo. “O propósito principal é preparar o profissional da área da saúde para receber bem o usuário da rede”, frisa. Mais especificamente, o participante receberá instruções sobre comunicação verbal e não verbal, escuta qualificada, postura, olhar e segurança dos fluxos de trabalho, conceitos éticos, respeito às crenças e valores.

Ainda serão apresentadas diretrizes sobre territorialização. “Pois, pode acontecer de o atendente desconhecer detalhes de como a rede está distribuída pela cidade. O conhecimento correto agiliza na hora da prestação do serviço ao usuário”, explica Diéssika. Outros temas que serão trabalhados na oficina são: princípios e diretrizes da Política Nacional da Atenção Básica à Saúde, Política Municipal de Humanização, Regulação Municipal e organização de serviços e fluxos. A oficina contará com palestras de representantes das secretarias da Saúde e de Planejamento e Gestão (SPG), com apoio da Secretária Administração (Sead).

De acordo com o secretário Francisco Fernandes, a oficina serve ainda para assegurar a aplicação correta de procedimentos definidos pela SES. Reitera que o intuito é subsidiar o encaminhamento correto da demanda de pacientes, propiciar oferta adequada, garantir equidade e maior agilidade no atendimento.

 

A Política Nacional

A Política Nacional de Humanização existe no Brasil desde 2003, para efetivar os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) no cotidiano das práticas de atenção e gestão, qualificando a saúde pública no país e incentivando trocas solidárias entre gestores, trabalhadores e usuários.

Na prática, os resultados que a Política Nacional de Humanização busca são a redução de filas e do tempo de espera, com ampliação do acesso; atendimento acolhedor e resolutivo baseado em critérios de risco; implantação de modelo de atenção com responsabilização e vínculo; garantia dos direitos dos usuários, valorização do trabalho na saúde e gestão participativa nos serviços.