SES promove oficina de humanização para equipes de enfermagem
Por: André Reis - areis@sorocaba.sp.gov.br
A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES), realizou na manhã desta quarta-feira (15), o segundo encontro da Oficina de Implementação da Política Nacional de Humanização para os servidores que atuam nas equipes de enfermagem. Já participaram das oficinas os funcionários do setor administrativo e coordenadores das unidades de saúde.
As equipes de enfermagem foram divididas em quatro turmas. Na manhã desta quarta-feira (15) houve a participação da segunda turma. O secretário da Saúde, Francisco Antonio Fernandes, que também participou do evento, destacou que a saúde é uma área descentralizada, com várias unidades que precisam se mais interligadas, ara que a população tenha um atendimento resolutivo.
Fernandes destaca que este foi o oitavo encontro do tipo envolvendo os servidores da Saúde. “Ainda teremos mais duas oficinas com as equipes da enfermagem”, explica. Ressalta ainda que a proposta é tornar o atendimento mais humano, organizado e que interaja com a comunidade da melhor forma possível. “Nossa meta é fazer com que a equipe de enfermagem oriente a população a fazer seus procedimentos de forma adequada, dentro do SUS.”.
Durante a oficina os participantes recebem orientações sobre comunicação e expressão, ética profissional, relações de trabalho e empreendedorismo. Também são tratados de temas como os princípios e diretrizes da Política Nacional da Atenção Básica à Saúde, Política Municipal de Humanização, Liderança Servidora, Práticas Integrativas, Regulação Municipal e organização de serviços e fluxos.
O encontro conta com palestras de representantes das secretarias da Saúde e de Planejamento e Gestão (SPG), com apoio da Secretaria da Administração (Sead). Para a supervisora de Área da Saúde da SES, Diéssika Falleiros, a troca de informações nesses encontros tem sido importante para a melhoria dos serviços e das relações.
A técnica em enfermagem Rosângela Sebastiana dos Santos, 45 anos, destacou a importância da oficina de humanização. “É uma oportunidade para nos mantermos bem informados e interagir com as equipes de outras unidades”, ressalta. E essa interação ainda foi lembrada pelo secretário: “Trazer elementos, que cada uma das unidades realiza, é fundamental para que haja conversa, conhecimento e compartilhem particularidades. Isso para que os pacientes sejam encaminhados com tranquilidade, sem erros e que haja o atendimento esperado”.
Francisco Fernandes destacou também que a saúde é um dever do estado e direito de todos, mas de forma organizada. Segundo ele, “se não for organizada, a saúde estará sempre pedindo desculpas aos munícipes por erros atrás de erros”.
Tags:Planejamento, Saúde
