SES promove ações alusivas ao Novembro Azul na praça central
Por: Eduardo Santinon – esantinon@sorocaba.sp.gov.br
Atividades são gratuitas e acontecerão nesta quinta (12) e sexta-feira (13)
A Secretaria da Saúde (SES) da Prefeitura de Sorocaba promove nesta quinta (12) e sexta-feira (13) uma série de atividades à população na Praça Coronel Fernando prestes, no centro da cidade. As iniciativas são alusivas ao Novembro Azul, campanha nacional de conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.
Nesses dois dias, quem for até a praça, das 9h às 16h, também terá à disposição serviços de verificação de pressão arterial, medição da cintura abdominal, testes de glicemia, dicas de saúde bucal e prevenção ao câncer de boca, além de cortes de cabelo e barba, gratuitos. Uma equipe do Centro de Apoio e Orientação Sorológico (Coas), do Programa Municipal de DST/Aids da SES também fará abordagens para explicar o assunto.
Somente no dia 13, a Urbes – Trânsito e Transporte também vai realizar na praça a ação “Pedale Seguro”, enquanto que a Secretaria do Meio Ambiente (Sema) promoverá a distribuição de mudas para plantio.
A expectativa da organização é que cerca de mil pessoas por dia sejam atendidas nas tendas que serão montadas no local, aponta a Viviane Villas Boas, supervisora dos Ônibus Azul e Rosa e responsável pelos eventos de Saúde da Mulher e do Homem promovidos pela rede municipal de saúde.
Viviane ressalta que o Ônibus do Homem, unidade móvel de saúde da Prefeitura de Sorocaba, não ficará de fora da programação e segue com os atendimentos gratuitos à população na praça central até sexta-feira (13). Eles ocorrem das 8h às 11h e das 12h às 15h, sendo que a distribuição de senhas para atendimento no dia tem início a partir das 7h30. Em média, cada médico realiza até quarenta consultas diárias, sendo que nesta semana, de quarta (11) a sexta-feira (13), a unidade terá dois médicos à disposição, contra um nesta terça-feira (10).
Não é preciso agendar horário para ter acesso aos serviços oferecidos pelos Ônibus Azul: basta comparecer ao local indicado. É necessário levar um documento de identidade, o Cartão do SUS e, se possível, o cartão da Unidade Básica de Saúde (UBS), para facilitar encaminhamentos e agendamentos.
Tags:Novembro Azul, Saúde
