SES promove ações alusivas à “Semana do Rim”
Por: Eduardo Santinon – esantinon@sorocaba.sp.gov.br
A Secretaria da Saúde (SES) de Sorocaba promove uma série de ações alusivas à Semana Municipal de Prevenção das Doenças Renais, que ocorre de 7 a 11 de março. O tema neste ano será “Prevenção da doença renal começa na infância” e, por isso, as atividades terão como foco alertar a população em relação à adoção de hábitos saudáveis e fazer o rastreamento de portadores de Doença Renal Crônica (DRC).
O calendário especial também é uma referência ao Dia Mundial do Rim, celebrado no dia 10 de março. A programação foi definida com o apoio das equipes das regionais de saúde do município, Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Unidades de Saúde da Família (USF), clínicas, hospitais e universidades, que são parceiros da SES nas iniciativas.
Nos eventos programados com profissionais da área, serão oferecidas aferição de pressão arterial, da glicemia, peso, altura, cálculo do Índice de Massa Corpórea (IMC), mensuração da circunferência abdominal, ações educativas priorizando informações sobre os fatores de risco para a DRC e estimulando cuidados com a saúde dos rins. Ainda haverá oferta de exames de urina I e distribuição de panfletos educativos alertando a população para o cuidado com os rins.
Os usuários com valores alterados nos testes receberão orientações de saúde, bem como a indicação de agendamento de consulta para continuidade do acompanhamento. Consta da programação parcial da semana preventiva, a realização de palestras, orientações a pacientes na sala de espera, buscas ativas, instalação de painéis informativos e pedágios de orientação e abordagem de munícipes.
“A programação ainda não está fechada e novos eventos serão incluídos, sobretudo aqueles realizados pelas universidades e hospitais, bem como em algumas das unidades de saúde da rede municipal”, aponta Vanderson Farley Brito dos Santos, chefe de divisão na Regional Norte de Saúde de Sorocaba. Na UPH Zona Oeste, entre outras iniciativas, haverá distribuição de copos com água e orientações, pulseiras temáticas e desenhos para pintura, além de quizz nas salas de espera.
Crianças
As ações preventivas durante a campanha ainda serão focadas em informar que as crianças têm risco de desenvolver precocemente a doença renal. “Esse risco existe, tanto quanto para adultos e idosos, que formam os principais grupos mais acometidos”, complementa. A DRC em crianças afeta o crescimento, o desenvolvimento cerebral e a expectativa de vida; seu tratamento é mais delicado, pois a doença é diferente daquela em adultos. O tratamento é difícil, caro e trabalhoso, mas sua progressão pode ser retardada, desde que o diagnóstico seja feito em tempo, para a adoção de medidas apropriadas.
Fatores de risco
Estão mais propensos a desenvolver DRC as pessoas hipertensas, com diabetes, idosos com mais de 60 anos, Obesidade (IMC > 30 hg/m²), tabagistas, quem tem histórico de doença do aparelho circulatório (coronariana, acidente vascular cerebral, doença vascular periférica, insuficiência cardíaca), histórico de DRC na família, infecções urinárias de repetição, litíase ou uropatias.
Os casos de DRC têm aumentado em todo o mundo, constituindo um grave problema de saúde pública. Conforme dados do Datasus 2012/2014, estima-se que das 450.629 pessoas com mais de 20 anos de idade em Sorocaba, cerca de 96 mil tenham fatores de risco para hipertensão, 31 mil para diabetes e 67 mil para obesidade. Já a incidência anual de novos pacientes com problemas renais é de 63 casos e média de 59 óbitos por DRC.
Tags:Saúde
