Gestação. Um período repleto de dúvidas e curiosidades para muitas mulheres que o vivem. A fim de esclarecê-las, o Hospital Santa Lucinda, em parceria com a Secretaria da Saúde de Sorocaba (SES), oferece, sempre nas tardes das primeiras terças-feiras de cada mês, um curso gratuito para grávidas. Geralmente, as atividades acontecem das 14h às 17h30, no anfiteatro do hospital. São abertas para gestantes que passam por acompanhamento em 11 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade, cuja referência de parto é o Santa Lucinda. Quem tem convênio particular também pode ter acesso.
De acordo com a SES, as UBSs referenciadas são: Lopes de Oliveira, Jardim Simus, Márcia Mendes, Cerrado, Sorocaba I, São Bento, Paineiras, Laranjeiras, Escola, Wanel Ville e São Guilherme. Nesta terça-feira (7) foi realizada a edição de junho do curso. Mesmo com a baixa temperatura e a previsão de chuva, 37 pessoas – entre grávidas e acompanhantes – puderam aprender sobre algumas das principais situações vividas durante a gestação.
Segundo a Marília Deltreggia Benites, enfermeira obstetra do Hospital Santa Lucinda e responsável por ministrar o curso, as gestantes acompanhadas pelas UBSs não precisam se inscrever para participar. Basta que levem a carteirinha da unidade. Para grávidas que têm convênio particular, também é necessário levar um documento de comprovação.
O curso
Durante o curso, Marília falou, inclusive, da importância de se evitar a ingestão de bebidas alcoólicas no período gestacional. O mesmo, destacou ela, vale para as mulheres que fumam. Alertou, ainda, para a necessidade de as grávidas manterem uma alimentação balanceada e com intervalos de no máximo três horas, a fim de que não permaneçam em jejum por muito tempo. “Tudo isso vale para que o bebê nasça com saúde”, afirmou.
Edilene Crispim de Oliveira, 27 anos, foi uma das gestantes que participaram do curso neste mês. Está na 28ª semanas de gestação e bastante ansiosa pelo nascimento do primeiro filho, que já tem nome escolhido: Miguel. Foi à atividade acompanhada do marido Felipe Santana Neves, 22 anos. “Ele (Felipe) estava meio receoso para vir, mas no fim gostou e também participou, tirando algumas dúvidas”, contou Edilene, que faz o pré-natal na UBS Jardim Simus.
Outros pontos abordados pela enfermeira obstetra tiveram relação com os estágios do parto, exercícios para o parto e o trabalho de parto propriamente. Explicou, também, sobre o quanto é fundamental que a mãe estabeleça um vínculo afetivo com o filho, logo após o nascimento. Em relação às principais curiosidades dos participantes, Marília disse que, atualmente, há muitas perguntas a respeito do parto humanizado.
O anfiteatro do Hospital Santa Lucinda fica na rua Cláudio Manoel da Costa, 57, no Jardim Vergueiro, ao lado da Clínica Top Imagem. Mais informações pelo telefone (15) 3212-9947.