SES combate o Aedes aegypti em 14 bairros nesta semana

Por: Ana Carolina Chinelatto (Programa de Estágio) - Supervisão: Eduardo Santinon

Agentes da Divisão de Zoonoses da Secretaria da Saúde e profissionais da Sucen fazem visitas casa a casa. Arrastão será realizado em quatro bairros

A Divisão de Zoonoses, da Secretaria da Saúde (SES) de Sorocaba, programa para esta semana, até sexta-feira (8), ações de combate ao Aedes Aegypti, transmissor da dengue e das febres zika e chigungunya, em 14 bairros da cidade.

As visitas de casa em casa, para controle domiciliar de criadouros de larvas do mosquito transmissor vão ocorrer nos bairros Parque das Laranjeiras, Aparecidinha, Vila Progresso, Jardim Iguatemi, Jardim Maria Antônia Prado, Jadim do Horto, Caguaçu e Éden.

Já o bairro Prestes de Barros e a Vila Hortência serão visitados por uma equipe da Secretaria Estadual da Saúde (Sucen). De acordo com o biólogo da Divisão de Zoonoses, João Ricardo Pereira Ennser, essa equipe trabalha em bairros diferentes daqueles atendidos pelos agentes de Zoonoses, justamente para complementar o serviço já realizado. “Eles visitam as casas e orientam os munícipes quanto as medidas de prevenção e sintomas da dengue, zika e chikungunya.”

Remoção massiva e nebulizações

Nas visitas de casa em casa, os agentes, além de fazerem as orientações, podem remover possíveis criadouros. São os chamados arrastões, que nesta semana serão realizados na Vila Assis, Barcelona, São Matheus e Vila Fiori. “Essas regiões foram escolhidos pois há muitos imóveis e, historicamente, os moradores de alguns desses bairros têm característica de acumular materiais”, comenta Ennser.

Segundo o biólogo, os agentes da Divisão de Zoonoses batem nas portas das casas e retiram os materiais que possam juntar água. “É um trabalho mais rápido que as visitas. A intenção é remover uma grande quantidade de material até o final desta semana”, completa.

Durante esta semana não haverá aplicação de inseticidas nas residências, as chamadas nebulizações. “Esse trabalho só é realizado quando há caso confirmado de dengue ou suspeito de alguma das doenças transmitidas pelo mosquito. Como, felizmente, não houve, não será realizado este serviço nos próximos dias”, frisa.

Casos

Desde julho de 2015, em Sorocaba foram confirmados 368 casos de dengue, conforme o boletim divulgado pela Divisão de Vigilância Epidemiológica (DVE) da SES na última semana. A incidência é de 57,06 casos por 100 mil habitantes, sendo que no Ano-Dengue 2014-2015, o índice foi de 8.921,23 para cada 100 mil munícipes. Apesar da queda perceptível, a SES orienta que o combate e prevenção devem ser permanentes, inclusive, por parte da população.

Tags:,