SES cadastra acamados para vacinação domiciliar contra a gripe
Por: Eduardo Santinon – esantinon@sorocaba.sp.gov.br
Foto: Alexandre Lombardi
As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Sorocaba estão recebendo inscrições de acamados que não são assistidos pelo Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD) da Prefeitura, para imunização contra gripe. O objetivo é atender esse público em domicílio durante a Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe. A Secretaria da Saúde (SES) esclarece que o cadastramento deve ser feito até o dia 28 de abril, na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima.
A estratégia de atendimento a esse público, inclusive com definição de datas, será definida dependendo da demanda recebida. Porém a SES vai disponibilizar uma equipe exclusiva para esse tipo de atendimento durante o chamado Dia “D”, em 30 de abril, quando terá início em Sorocaba a imunização para proteger a população contra os vírus A/California (H1N1), A/Hong Kong (H3N2) e B/Brisbane.
Segundo a chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica (DVE) da SES, Renata Guida Caldeira, o objetivo do cadastramento é levantar a demanda e, a partir disso, como será feito o atendimento. “Se a procura for muito grande, se todos não puderem ser atendidos no dia 30, os demais acamados tendem a ser imunizados em casa, em outra data ainda no decorrer da campanha, pelas equipes que prestam o atendimento em cada bairro”, explica Renata Guida Caldeira.
Para cadastramento do acamado para a vacinação por equipe volante, um responsável por ele precisa formalizar o pedido na UBS, fornecendo o nome, endereço completo e telefone do assistido. Já aqueles atualmente atendidos pelo SAD, e que estão veiculados às ações de Estratégia de Saúde da Família (ESF) da SES, serão imunizados durante a campanha, pelas equipes desse programa.
No Dia ‘D’, a previsão da SES é que ao menos 220 profissionais da saúde sejam mobilizados para atuar das 8h às 17h nas 31 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), sem contar o efetivo para atendimento do SAD e em hospitais, asilos e clínicas.
A campanha
A SES esclarece que o objetivo da campanha de vacinação contra gripe é imunizar 80% do público que compõe os chamados grupos de risco – aquelas pessoas com maior risco de internação e até óbito, decorrentes de complicações em caso de contágio pela gripe. Esse grupo é composto por profissionais de saúde de hospitais públicos e privados, crianças maiores de seis meses a menores de cinco anos de idade, gestantes, Puérperas (até 45 dias após o parto) e idosos com 60 anos ou mais, portadores de doenças crônicas não transmissíveis, detentos e funcionários do sistema prisional, além de jovens (de 12 a 21 anos de idade) sob medidas socioeducativas.
A previsão é Sorocaba receba do Ministério da Saúde cerca de 150 mil doses para serem usadas durante a campanha. Neste ano, a vacina vai proteger a população contra os vírus A/California (H1N1), A/Hong Kong (H3N2) e B/Brisbane. Durante a ação haverá atualização da caderneta de vacinação das crianças, com oferta de outros tipos de vacinas que integram o calendário nacional de imunizações.
