O cadastro deve ser feito a partir desta quarta-feira (24) no site do Meio Ambiente[1]
Uma equipe de Educação Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) está desde a manhã desta terça-feira (23) no andar térreo do Paço Municipal divulgando o Programa Carona Solidária entre os servidores públicos municipais. Além disso, estão sendo doadas mudas de ipê-branco e araçá às pessoas interessadas. A ação continua nesta quarta-feira (24), das 9h às 16h.
O objetivo da Carona Solidária é incentivar funcionários da Prefeitura de Sorocaba, da Urbes – Trânsito e Transportes e do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) a compartilharem as viagens de carro até o trabalho, inclusive, como um modelo para a ampliação desta iniciativa para as empresas da região. A iniciativa faz parte do A3P Sorocaba – Agenda Ambiental na Administração Pública.
A frota de carros vem aumentando em ritmo acelerado em nosso país. A cada mês, por exemplo, são vendidos aproximadamente 2 mil automóveis em Sorocaba. Além do impacto atmosférico e climático, pelo aumento da produção de toneladas de gás carbônico, um gás estufa, verifica-se o aumento de congestionamentos, causados pelo excesso de veículos. A maioria com apenas um único ocupante.
Além de economizar, a medida visa contribuir para a redução do congestionamento, diminuir a poluição do ar e a emissão de gases do efeito estufa. Esta é uma prática cooperativa que envolve distintos graus de regularidade e formalidade.
Para a gestora ambiental da Secretaria do Meio Ambiente, Carolina Barisson, o resultado está sendo muito bom. “Muitas pessoas gostaram e mostraram interesse em participar dessa iniciativa. Muito além do que eu imaginava”, comentou.
A auxiliar administrativa da Secretaria de Administração (Sead), Elistela Strombeck Silva, moradora da Vila Colorau, na Zona Leste, é uma das interessadas em participar do projeto da Prefeitura de Sorocaba. “Para o meio ambiente vai ser excelente. Venho de ônibus todos os dias para cá e vejo a quantidade de carro nas ruas, e a ‘Carona Solidária’ será interessante para reduzir esse trânsito”, comentou.
Os funcionários interessados em “ceder” e/ou “pegar” carona deverão se cadastrar a partir desta quarta-feira no site da Secretaria do Meio Ambiente[2]. No formulário, a pessoa deverá informar: nome, telefone, e-mail, bairro de saída, bairro de chegada, as principais avenidas de seu trajeto, horários e os dias da semana que tem interesse em participar.