Servidores municipais recebem visita dos Festeiros do Divino no Paço

Repetindo uma tradição de quase trinta anos, os Arautos de Pentecostes da Catedral Metropolitana visitaram a Prefeitura de Sorocaba na manhã desta quarta-feira (13). Cumprindo em reverência e exaltação o caminho da rampa de acesso ao espaço, até o Salão de Vidro do andar térreo, devotos e bandeireiros foram recebidos prefeito Antonio Carlos Pannunzio e pela primeira dama, Maria Inês Moron Pannunzio, que, enquanto anfitriões, carregaram a primeira bandeira vermelha do Divino Espírito Santo até o ponto de celebração da visita.

Na presença de mais de uma centena de servidores públicos, incluindo os secretários municipais, o padre Tadeu da Rocha Moraes conduziu a cerimônia cristã que relembra a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos, cinquenta dias após a Páscoa e que começa a ser celebrada na próxima semana nas igrejas locais, sob o tema “Espírito Santo – Fonte de Vida e Paz”.

Coube à vice-prefeita e secretária de Desenvolvimento Social, Edith Di Giorgi, uma leitura de um trecho bíblico no qual um discípulo de Cristo diz “que o reino de Deus não é comida, nem bebida, mas justiça, paz e gozo no Espirito Santo…”. Em seguida, padre Tadeu lembrou que a celebração nesta data (13 de maio) coincide com dois importantes momentos, tanto para a sociedade quanto para os católicos; a libertação dos escravos e a aparição de Nossa Senhora de Fátima aos três pastores.

O clérigo enfatizou a distinção que as pessoas ainda fazem quanto às diferenças e disse que, mesmo após 127 anos da assinatura da Lei Áurea “a senzala ainda não foi aberta”. Tadeu Rocha Moraes se referiu à discriminação que ainda é evidente entre os povos, seja por uma questão de credo, de raça ou mesmo de condição social, e chamou os fiéis a pensar sobre o assunto: “Se todos, um dia, encontraremos a este Deus no qual cremos, porque discriminar? Somos Sua imagem e semelhança”, reforçou.

Ao se dirigir aos presentes, Pannunzio reforçou seu carinho pelos Festeiros e a visita do Divino, e lembrou das inúmeras vezes nas quais teve o privilégio de ser anfitrião das Insígnias do Divino Espírito Santo na Prefeitura. “Foram tantos anos, seja como secretário, ao lado de muitas das pessoas que aqui estão, outras como prefeito em outra época e, antes mesmo, como filho de prefeito”, recordou.

Para o prefeito, a celebração é uma mostra de que o desenvolvimento e o progresso de Sorocaba não eliminaram seus valores e suas raízes, dos quais a fé cristã é parte. Pannunzio refletiu sobre a Santíssima Trindade que, enquanto dogma de fé, ensina a compreensão daquilo que atinge ao homem e, ao mesmo tempo, faz encontrar forças nas horas de aflições. Correlacionando sua própria missão como servidor público, disse que também ele se abastece no sentimento de justiça, mantendo a crença de que os desafios enfrentados, as dificuldades que o serviço público impõe ao cotidiano só aumentam sua força em trabalhar, mantendo-se firme para vencer os desafios.

Ao todo, dezessete bandeiras representaram a comunidade católica de várias regiões da cidade durante a celebração.

Entre cânticos e louvores, a Chefe da Seção de Educação Infantil da Secretaria da Educação, Carolina Caldini, se mostrou emocionada com a visita. Devota, ela acredita que um evento desta natureza colabora para que as pessoas possam parar um momento em sua vida, seja profissional ou pessoal, e repensar as atitudes e os pensamentos no sentido de ser um construtor. “Precisamos edificar nossas ações, olhar para nossos companheiros com afeto, generosidade e respeito”, justificou lamentando apenas que nem todos os funcionários tiveram condições de participar da cerimônia, “mas as bênçãos de hoje atingiram a todos aqui”, acredita.